FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

quinta-feira, 22 de abril de 2021

📰O 1000º gol de Pelé | Jornal L'Unitá ( Itália ), 21/11/1969


Em 21 de novembro de 1969, o jornal italiano L'Unità, orgão do Partido Comunista Italiano, publicou na página 11 a seguinte manchete:

DE PENALTY: PELÉ CHEGA AO 1000º GOL.

E onde está destacado em amarelo está escrito: Mas o record é contestado
👇

👉Nota: O record contestado por alguns na época, não foi acerca de "gols-oficiais ou não-oficiais", mas sim sobre os alegados 1329 gols que Arthur Friedenreich teria marcado em sua carreira.

Dito isto, vamos à tradução do texto de duas colunas que o jornal do Partido Comunista Italiano escreveu acerca do gol nº 1000 de Pelé, começando pela parte destacada em amarelo:
👇


Pelé marcou seu milésimo gol. Foi o que aconteceu durante o Santos-Vasco da Gama, aos 33 minutos do segundo tempo. Clodoaldo lançou e Pelé foi acertado na área por um defesa e o árbitro, Manuel Amaro de Lima, não hesitou um momento em assinalar a grande penalidade.

O alto-falante imediatamente "ordenou": "Tiri Pele" enquanto os aplausos do público rugiam. Pelé não se deixou importunar e com um chute suave e medido rumo ao canto esquerdo da baliza, bateu o bom Andrada. Em seguida, o Vasco da Gama oferecia a Pelé uma camisa social com o número 1000 estampado e um gráfico do estádio do Maracanã.

O público se entregou a cenas inenarráveis ​​de entusiasmo. Pelé fez seu primeiro gol aos 16 ( na verdade, 15 anos ), quando ninguém ainda sabia exatamente seu nome e isso não causou rebuliço O Santos havia formado um time misto de titulares e reservas para enfrentar um time da Série B, o Corinthians de Santo André, e estava estimulado por alguns mil cruzeiros por este amistoso que não vai deixar rastros.

Na formação do Santos, Pelé estreiou oficialmente com um gol aos 31 minutos ( 2º tempo ), e o goal, mesmo que os inúmeros biógrafos o contem de forma diferente, não foi de forma alguma excepcional.

O gol, que o juiz de plantão atribuiu a um certo "Raimondo" justamente porque ninguém sabia o nome exato do negro, não abriu as portas da equipe titular para Pelé.

Naquela época a camisa 10 do Santos pertencia ao Vasconcelos, o atacante era Del Vecchio: os dois juntos conseguiram fazer muitos gols e o diretor técnico Lula nem sonhava em tirar um ou outro do time.

Depois da estreia, que aconteceu em 7 de setembro de 1956. Pelé esperou mais de dois meses para fazer a segunda aparição nas fileiras do Santos.

Também desta vez em amistoso marcando o segundo gol do "clássico" contra o Jabaquara, vencido pelos santistas por 4 a 2. O 1956 terminou com esses dois gols e, para o futuro artilheiro, não foi realmente um começo sensacional.

Mas depois de um tempo, Pelé se impôs de forma sensacional. Conquistou a posição de dono do Santos e imediatamente na Seleção Nacional onde estreou no dia 7 de julho de 1957, no Maracanã, contra a Argentina que então dominava o campo sul-americano, com o famoso trio de anjos de cara suja: Maschio, Angelillo e Sivori. O Brasil perdia por 2 a 1 ( na verdade, por 1 x 0 ) no final do primeiro tempo. Pelé entrou em campo no segundo tempo, no lugar de Del Vecchio, e fez o gol do empate. ( O argentino Juarez logo depois marcaria o 2 x1 final para a Argentina.)

Três dias depois, no Pacaembu, em São Paulo, Pelé já era titular da revanche. Ele marcou o primeiro gol, seguido por um de Altafini que fixou o resultado em 2 x 0.

Mas Pelé ainda não tinha aquela camisa 10 que viria a acompanhá-lo como símbolo, em todos os estádios do mundo, e conquistou a vaga de meio-campista esquerdo no dia 4 de maio de 1958, no Maracanã do Rio, contra *Portugal ( na verdade, contra o *Paraguai) .

Na parte destacada em azul, está escrito:
👇

Tendo atingido uma quota de mil, é natural que Pelé se lembre com particular prazer de alguns gols. O mais belo, aquele que permaneceu indelevelmente gravado em sua mente, é precisamente um dos primeiros, certamente o mais importante de todos. Precisamente na Copa do Mundo sueca, o Brasil, lançado para conquistar o seu primeiro título, estava tropeçando nas quartas-de-final contra o ( País de ) Gales, e a vitória era indispensável.

Em campo, a equipa britânica tinha armado o seu belo "cattenaccio", valeu a pena ter chegado aos quartos-de-final, apostando exclusivamente no contra-ataque para uma possível vitória. O placar empatado incomodou muito os atacantes brasileiros e o tempo foi passando, sem que saísse o tão sonhado gol. Até um bom momento da recuperação. 

Pelé recebeu a bola, ultrapassou dois adversários e, apesar de estar pressionado há muito tempo, conseguiu acertar a marca. Foi o gol da vitória, o decisivo para a continuação da Copa do Mundo.

A certa altura da carreira de Pelé, a meta de mil gols começou a se tornar uma coisa real, não mais uma miragem, e desde o último campeonato paulista, seus companheiros têm tentado muitas vezes ajudar o "Pérola Negra". Nos jogos mais fáceis, as etapas para a famosa esquerda se multiplicaram. 

Assim, aos poucos, Pelé alcançou o golaço mesmo que, no último momento, surgisse polêmica sobre o número exato de gols marcados. Então, alguns críticos lembraram recentemente que outro famoso brasileiro, Arthur Friedenreich, falecido há pouco tempo, marcou 1329 gols ao longo de sua carreira de 26 anos, de 1910 a 1936.




👇
Como todos conseguiram perceber, o 1000º gol de Pelé foi um acontecimento que teve repercussão e reconhecimento a nível mundial.



Até mesmo um jornal de um partido político na Itália, que pouco ou nada devia se interessar por esportes, publicou a notícia sobre o acontecimento. 

E como escrevi mais lá em cima, a contestação ao record do 1000º gol não se deveu à qualquer coisa parecida como "gol oficial ou gol não-oficial", mas sim sobre os alegados 1329 gols que Arthur Friedenreich teria marcado na sua carreira.
Até porque naquela época, a estatística de "oficiais e não-oficiais" simplesmente não existia. 
É por esta razão que, em qualquer jornal de qualquer parte do mundo, nenhum jornalista poderia escrever sobre uma coisa que não existia. 
Certo?

LINK JORNAL L'UNITÀ, 21/11/1969, COMPLETO👉AQUI
LINK JORNAL L'UNITÀ, 21/11/1969, página 11👉AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs