FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 10 de abril de 2021

📰Jornal DAILY MIRROR ( Inglaterra ), 21/11/1969

Em 21 de novembro de 1969, o tradicional jornal inglês "Daily Mirror" publicou na página 27, uma reportagem de 1/4 de página sobre o 1000º gol de Pelé, assinada pelo jornalista Ron Wills
👇

Na manchete diz:
1000 para Pelé e o goleiro sabia o placar

O GOLEIRO que não conseguiu impedi-lo ficou quase tão orgulhoso quanto o homem que marcou - pois esse foi o milésimo gol de Pelé no *top-class football ( *futebol de classe mundial ).
👇



O texto da reportagem, destacado na foto acima, diz o seguinte:
👇
Foi um pênalti aos 78 minutos quando o Santos jogou contra o Vasco da Gama no estádio do Maracanã, com 150.000 lugares, no Rio de Janeiro. Já o goleiro do Vasco, Norberto Andrada, tirou a camisa no momento em que a bola entrou, revelando uma camisa prateada - com o número 1000 estampado sobre ela.

Custou a partida - o Santos venceu por 2 x 1 -, mas lançou um carnaval em todo o Brasil e talvez salvou Norberto de um linchamento.

Depois Pelé - Edson Arantes do Nascimento para poucos, "Pérola Negra" para a maioria - vestiu uma camisa nº 1000. E parou a partida.


O jogo parou por onze minutos quando centenas de torcedores invadiram o gramado e carregaram Pelé pelo ombro em volta do estádio.

A reação dos torcedores a esse recorde mundial de gols foi tipicamente sul-americana. E até Pelé, aos vinte e oito anos ( na verdade, 29 anos ), um veterano de três séries de Copas do Mundo, considerou uma experiência arrasadora.

Ele disse depois: "Foi a primeira vez que tremi durante uma partida."

Mas ele não vai começar a pegar leve. Falando sobre a Copa do Mundo do próximo ano no México, ele disse: "Agora que marquei 1.000 gols, estou mais determinado do que nunca a fazer uma grande exibição pelo Brasil".


Pelé, que alcançou a fama mundial aos 17 anos na Copa do Mundo de 1958, sediado na Suécia, parece ter estabelecido um recorde quase imbatível.

O recorde britânico de 550 gols é detido pelo ex-atacante do Celtic Jimmy McGrory, que jogou pelo clube escocês por quinze temporadas de 1922-1923.

Ele disse na última noite: Considerando o quão bem o Pelé é marcado ( pelos defensores adversários ), é uma conquista tremenda ”.

O capitão da Inglaterra, Bobby Moore, disse: "Não importa o padrão do futebol, 1.000 gols é um recorde fantástico. Só espero que ele não chegue mais perto da marca de 2.000 às nossas custas no México no próximo ano".

Pelé pode avançar nessa direção. Os clubes brasileiros jogam até cem partidas por ano, incluindo turnês no exterior contra 👉*adversários às vezes medíocres. E todos os gols são contados.

Suplemento do Daily Mirror com
Pelé e Bobby Charlton.
👉*Na época, apesar da Inglaterra ser o país campeão do mundo, o futebol brasileiro continuava a ser o melhor do mundo, e por consequência, os clubes brasileiros, principalmente o Santos FC por causa de Pelé, eram convidados muitas e muitas vezes para jogarem torneios e jogos amistosos na europa e em outras partes do mundo (Alguns jornalistas europeus gostam de classificar os jogos amistosos como de "jogos de exibição", que como todos nós sabemos, não são a mesma coisa).

E obviamente, os clubes brasileiros enfrentavam equipes fortes, equipes médias e equipes fracas, como todo e qualquer clube, de qualquer país, em qualquer época.

Não existe, na história do futebol, nenhum jogador, clube ou seleção nacional que só tenha enfrentado adversários fortíssimos de top-class, seja em competições ou jogos amistosos.

Quem souber de algum jogador, clube ou seleção que só enfrentou adversários fortes, que diga o nome...

Para terminar, embaixo da foto de Pelé, a legenda diz: "PELÉ...1000 gols e os fans ficaram em delírio".
👇

Como em TODOS os jornais brasileiros e estrangeiros que já publiquei neste blog até agora, e não foram poucos, também nesta edição de 21/11/1969 do Daily Mirror, um dos mais tradicionais e populares da Grã-Bretanha desde a sua fundação em 1903, o jornalista Ron Wills não escreveu nada sobre estatística de " gol oficial e gol não-oficial". 

E a razão é muito fácil de explicar: o jornalista Ron Wills, assim como qualquer outro jornalista daquela época, não poderia escrever sobre uma estatística que, naquela época,  não existia!!! 

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs