O Rei Pelé tem espalhadas pelo mundo dez estátuas de corpo inteiro, seis bustos e cinco estatuetas ( ver AQUI).
Adicionando estas 7 estátuas de cera que vamos mostrar hoje,
teremos um total de28peças de vários materiais diferentes que foram esculpidas pelos mais diversos artistas de todo o planeta para homenagear e imortalizar o Rei.
3 destas estátuas de cera estão no Brasil.
As outras quatro estão em New York, Londres, Paris e Madrid.
1) Museu Pelé, na cidade de Santos, Brasil.
Esta estátua foi exibida pela primeira vez em 25 de março de1996,
no Palácio de Versailles, em Paris, França( foto abaixo).
(The greatest soccer player ever, Edson Arantes do Nascimento, better known as "Pelé", Brazil's three-time World Cup winner (1958, 1962, 1970), poses 25 March 1996 with his wax double during an advertising campaing in Versailles near Paris. AFP PHOTO PASCAL PAVANI)
2) Museu Madame Tussauds em New York
3) Museu Madame Tussauds em Londres.
Esta foi a primeira estátua de cera de Pelé feita em 1966, no mais famoso museu de cera do mundo, o Madame Tussaud de Londres, na época da Copa do Mundo da Inglaterra.
A outra estátua a seu lado é do lendário jogador Stanley Matthews.
O que é engraçado é que ambos viriam a ser condecorados pela Rainha Elizabeth II com o título de Sir...
4) Museu de Petrópolis, Rio de Janeiro.
5) Museu Grevin, Paris
6) Museu de cera de Madrid, Espanha.
7)Museu de Cera Dreamland,
da cidade de Gramado (RS), Brasil.
Repetindo o que escrevi no último post sobre estátuas de Pelé
"não creio que haja algum esportista, artista, político, monarca ou mesmo um papa,
que tenha tantas esculturas feitas em sua homenagem..."
Em 2002, o Rei do Futebol e Julio Iglesias, um dos ícones da música romântica internacional,
se encontraram em Sevilha na qualidade de Embaixadores da UNICEF,
e ambos mostraram imensa satisfação após se reencontrarem 20 anos depois,
desde a Copa do Mundo de 1982, na Espanha (foto abaixo).
Pelé lembrou que sempre teve vontade de ser cantor, enquanto Julio, para quem não sabe, jogou como goleiro nas divisões de base do Real Madrid.
Julio Iglesias, último à direita em pé aos 16 anos de idade no Real Madrid.
Em pé, à esquerda com roupa escura
Cartão de jogador do Real Madrid
As duas celebridades fecharam a XXVII Reunião Anual Mastercard Internacional para a América Latina e região do Caribe e receberam um cheque no valor de 316.000 euros do Fundo de Ajuda Martercard destinado a ajudar as crianças carentes.
No término da cerimônia, Pelé e Julio Iglesias deram uma conferência de imprensa conjunta,
onde também estava presente o lendário Di Stefano,
e ambos destacaram o trabalho da UNICEF e Mastercard.
Disseram que o dinheiro seria integralmente usado para ajudar as crianças mais necessitadas.
Anos mais tarde, em 2008, os dois ídolos se reencontraram em São Paulo, no Brasil,
onde o Rei do Futebol foi assistir ao concerto de Julio Iglesias na casa de espetáculos Via Funchal.
(foto abaixo)
Pelé e vários cantores brasileiros foram aos camarim para cumprimentar Julio Iglesias.
Poster da Warner Brothers anunciando a chegada de Pelé aos Estados Unidos em 1975.
Como todos já sabem, e se ainda não sabem, passam a saber:-) 7 milhões de dólares hoje é muito dinheiro, certo? Se hoje em dia 7 milhões de dólares ainda é muito dinheiro, imagine em 1975... Pois é, em 1975, Pelé foi contratado pelo New York Cosmos por 7 milhões de dólares ( eu não sei ao certo quanto dinheiro seria hoje em dia com a devida correção monetária), num contrato válido por 3 anos.
Clive Toye, o gerente geral do New York Cosmos, o homem responsável pela ida de Pelé para os Estados Unidos, usou os seguintes argumentos, além da parte monetária, que é praticamente irrecusável hoje em dia, imagine há 40 anos atrás.
Clive Toye e Pelé em 1975 e em 2012.
Clive Toye: "Eu disse ao Pelé: não vá para a Europa, pois tudo o que ele podia fazer lá era ganhar taças. Venha para os EUA e você pode ganhar um país inteiro." "Eu disse a ele que ele tinha que vir para a América porque ele teria a chance de fazer algo que ninguém mais poderia fazer - tornar o futebol um esporte importante nos EUA".
Pois bem , a poderosa Warner Brothers além de ter as mais importantes estrelas da música, do cinema e da televisão naquela época, também era a proprietária do New York Cosmos, e por isso usou um dos seus mais famosos personagens de todos os tempos, o coelho Bugs Bunny, como a mascote da equipe de futebol.
Ninguém, nem mesmo os mais otimistas nos Estados Unidos esperavam um sucesso tão estrondoso e tão rápido do soccer como o que aconteceu com a ida de Pelé para o Cosmos em 1975.
Num país onde o beisebol, basquetebol e o futebol americano eram( e até hoje em dia continuam sendo) os esportes mais populares, onde a maioria da população não gostava ou não se interessava pelo futebol jogado com os pés, Pelé levou apenas um ano para conseguir fazer o que ninguém até então tinha feito:
os estádios começaram a encher de fans, a população começou a se interessar pelo "soccer" e as redes de televisão como a ABC ou a CBS começaram a transmitir jogos de futebol ao vivo.
E o soccer, que até então apenas aparecia nas páginas juntamente com o obituário, começou ter destaque nas primeiras páginas de jornais como o New York Times.
Pelé só foi campeão nacional pelo Cosmos em 1977, mas na sua aventura pelas terras de Tio Sam entre 1975 e 1977, a sua maior vitória foi conseguir com que os americanos começassem a gostar do futebol.
Depois que Pelé deixou o Cosmos, os estádios americanos começaram a ficar vazios outra vez.
Foi ele quem arrastou multidões aos estádios, deu credibilidade, publicidade e glamour ao jogo e despertou o interesse nos americanos para o soccer.
Foi ele quem plantou a bandeira do futebol no seio da população, que tem hoje 18 milhões de crianças jogando soccer nos Estados Unidos, e os primeiros resultados começaram a surgir 2 décadas depois de Pelé ter deixado de jogar no New York Cosmos em 1977.
A seleção masculina dos Estados Unidos bateu todos os recordes de audiência
na TV nos EUA na Copa do Mundo de 2014, superando a NBA e a NFL pela primeira vez na história.
A seleção feminina já tem no seu curriculum as seguintes conquistas:
Copa do Mundo de Futebol Feminino:1991e 1999,
Jogos Olímpicos: Medalha de ouro:1996,2004,2008e2012,
Copa Ouro Feminina:1991*,1993*,1994*,2000,2002,2006,
Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20: 2002 e 2008,
Jogos Pan-Americanos: Medalha de ouro em1999
Clive Toye estava certo.
"Eu disse a ele que ele tinha que vir para a América porque ele teria a chance de fazer algo que ninguém mais poderia fazer - tornar o futebol um esporte importante nos EUA".
Em 1 de outubro de 1962, o jornal O GLOBO, o maior jornal do Brasil,
publicou em sua página de esportes a seguinte notícia: O 500º goal de um craque com 21 anos.
500 gols marcados aos 21 anos de idade.
(Para quem não consegue ler a língua portuguesa, o texto destacado em amarelo está aqui abaixo, já formatado para quem usar o google tradutor) Na cidade de Riberão Preto, o Santos FC conseguiu quebrar a resistência do Comercial, saindo de um placar adverso na primeira parte, para uma vitória de 3 x 1 na segunda parte. Foi um jogo bem disputado, a que assistiram 13.549 pessoas, proporcionando recorde de bilheteria em todo o interior do estado de São Paulo, Cr$ 2.974.200,00 ( o recorde anterior pertencia ao jogo entre o Guarani da cidade de Campinas e o Santos FC, que gerou Cr$ 2.631.700,00). Pelé, que fará 22 anos de idade no próximo dia 23 de outubro, marcou o 500º gol em sua carreira, e mantém-se na liderança dos melhores marcadores do campeonato paulista, juntamente com seu parceiro de ataque Coutinho, ambos com 18 gols.
O Rei, além de toda a magnífica obra construída dentro e fora de campo, também pode ser chamado de "o campeão mundial das estátuas":-) Nenhum esportista de qualquer modalidade tem mais estátuas do que Pelé, que atualmente tem 10 estátuas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo ( ver AQUI). E entre estas 10 estátuas, não estão contabilizadas estátuas de cera, bustos e pequenas estatuetas. Este post será sobre bustos e pequenas estatuetas, que são 11 no total ( 6 bustos e 5 estatuetas ). As estátuas de cera de Pelé estarão num próximo post muito em breve. 1)Vamos começar pelo busto que o Clube Atlético Juventus da cidade de São Paulo construiu e inaugurou na sua própria sede para homenagear e imortalizar o gol mais bonito que Pelé marcou em toda a sua carreira. ( Para ver em vídeo o gol que Pelé considera o mais bonito da sua carreira, clique AQUI.)
Em 29 de agosto de 2006, Pelé foi homenageado na Rua Javari,
com a inauguração de um busto dourado,
na presença de mais de 3.000 pessoas no evento.
Fotos Gazeta Press.
O vídeo deste dia aqui abaixo
2) O busto abaixo está no Memorial das Conquistas no Estádio da Vila Belmiro na cidade de Santos.
Esta estátua abaixo, já vista no outro post sobre as estátuas de Pelé,
está situada ao lado esquerdo do busto.
3)Este busto abaixo está no Museu do Desporto do Exército Brasileiro,
localizado na Fortaleza de São João, que fica situado no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, onde Pelé cumpriu o serviço militar obrigatório em 1959
e foi uma homenagem daAssociação Cultural do Sítio Histórico da Fortaleza de São João no mês em que o Rei Pelé completou 70 anos de vida ( ver AQUI).
4) Este busto abaixo foi feito em argila pelo escultorEdinho Maga
5) Este busto abaixo foi feito em bronze pelo escultor Carl Payne
6) Pelé foi homenageado pelo Presidente do Gabão, Ali Bongo,
com este busto em bronze na entrada principal do Estádio da Amizade, em Libreville.
Acompanhado pelo presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, Edson Arantes do Nascimento abraçou o busto na presença de quase todos os integrantes do governo gabonês e uma multidão de jornalistas.Durante a inauguração, Ali Bongo ressaltou "o imenso talento" de Pelé. Logo depois, em uma rápida entrevista coletiva à imprensa, Pelé brincou a respeito das chances de um novo Pelé nascer.
- Ver nascer um novo Pelé será difícil. Haverá talvez um melhor do que o Pelé, um semelhante a Pelé, mas um novo Pelé é impossível. Meu pai e minha mãe fecharam a fábrica! - disse o tricampeão mundial (1958, 1962, 1970).
Pelé também lembrou a sua viagem à África, com uma passagem pelo Gabão, em 1967 com o Santos.
- Havia uma guerra civil na região. Nos disseram: 'Vocês não podem ir para lá, há uma guerra. É preciso ser louco.' Nós paramos em Dacar e tínhamos que jogar aqui (Libreville) e em Kinshasa. O pai do presidente (Ali Bongo) era o presidente na época (Omar Bongo). Ele disse: 'Nós vamos parar a guerra porque queremos ver Pelé.' O presidente parou a guerra. Foi fantástico, Eles pararam, nós viemos e saímos - contou o Rei.
O Santos e Pelé realizaram uma viagem pela África passando pelo Gabão (vitória por 4 a 0) e pelo Zaire, atual República Democrática do Congo (3 a 2), em junho de 1967.
Pelé é considerado Rei não só pelo conjunto da obra inigualável que fez no futebol.
É também uma das 10 maiores celebridades do século 20, um dos homens mais conhecidos da História.
E mesmo nos dias de hoje, 4 décadas após ter pendurado as chuteiras, onde vai é recebido como se fosse um chefe de estado, uma estrela de cinema, um Rei.
Onde Pelé vai, há multidão e fotógrafos à volta.
Todo o mundo conhece ou já ouviu falar de Pelé, desde reis, rainhas, presidentes, estrelas de cinema e da música, velhos, novos, até o varredor de rua.
E desde sempre, quando surge uma nova estrela no futebol, a comparação inevitável é com o Rei, mas as novas estrelas sempre passa(ra)m de moda, e o Rei permanece como o alvo a abater.