Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já viu este gol marcado por Pelé em 1958.
Agora, veja abaixo esta obra de arte por um novo ângulo :-)
Veja também mais abaixo, a reconstituição deste gol em vários ângulos,
feita através do computador pela TV Globo do Brasil.
Pelé chuta para marcar o gol contra a Suécia
Naquele 29 de junho de 1958, o Brasil venceu a Suécia por 5 x 2 e conquistou o primeiro de seus cinco títulos mundiais.
Dois gols foram marcados por Pelé, naquela época um menino, com apenas 17 anos. Visto nos dias de hoje, quando cada lance é mostrado em quatro, cinco, inúmeros ângulos diferentes, o chapéu ( lob em inglês) que Pelé aplicou no jogador sueco parece vindo de uma outra era. E veio mesmo. E deixa um gostinho de quero mais.
Pelé comemora o gol.
Por isso o departamento de arte do jornalismo da TV Globo usou a tecnologia para recriar aquele momento mágico. E assim fica registrado em cores para mostrar o que é ser um gênio do futebol. Em cinco ângulos diferentes. A visão do goleiro, a visão das pessoas nas arquibancadas atrás da baliza e o lance bem de pertinho, cada detalhe da cena foi estudado, desde o equipamento dos jogadores até os movimentos em campo. O trabalho levou dois meses para ficar pronto.
Em 19 de novembro de 1969, no mesmo dia em que homem chegou á Lua, Pelé marcou contra o Vasco da Gama, no Maracanã, e dedicou o milésimo gol à todas as crianças!
Nesta mesma data é "comemorada" na cidade de Santos o DIA PELÉ! Lei nº 1393 do vereador Gilberto Tayfour, foi aprovada em 22/06/1995 pelo prefeito Davi Capistrano!
Há 47 anos Pelé marcava o milésimo gol! Pelé conta como foi! Ao fim do vídeo, uma homenagem ao milésimo gol, um busto foi entregue pelo governador Abreu Sodré em nome do povo paulista em cerimonia realizada no Palácio do Governo!
Pelé é considerado Rei não só pelo conjunto da obra inigualável que fez no futebol.
É também uma das 10 maiores celebridades do século 20, um dos homens mais conhecidos da História.
E mesmo nos dias de hoje, 4 décadas após ter pendurado as chuteiras, onde vai é recebido como se fosse um chefe de estado, uma estrela de cinema, um Rei.
Onde Pelé vai, há multidão e fotógrafos à volta.
Todo o mundo conhece ou já ouviu falar de Pelé, desde reis, rainhas, presidentes, estrelas de cinema e da música, velhos, novos, até o varredor de rua.
E desde sempre, quando surge uma nova estrela no futebol, a comparação inevitável é com o Rei, mas as novas estrelas sempre passa(ra)m de moda, e o Rei permanece como o alvo a abater.