Como todos sabem, (apesar de alguns dizerem ao contrário mas nunca mostram provas concretas de que há um jogador melhor) Pelé é até a data de hoje
o jogador de futebol mais completo da história.
O Rei dominava completamente todos os fundamentos do futebol,
inclusive podia jogar como goleiro, como o vídeo do canal Bella Konaabaixo mostra.
Do total de 1282 gols que Pelé marcou, apenas 500 - ou menos - estão registrados em vídeo, e ninguém sabe exatamente quantos gols Pelé marcou com o pé esquerdo. Ainda assim, 100 gols com o pé esquerdo é uma marca absolutamente impressionante.
Talvez o Rei tenha mais gols marcados com o pé esquerdo do que a maioria dos jogadores canhotos (left-footed players), como por exemplo Roberto Carlos (142 gols na carreira) , Rivelino ( 257 gols na carreira ), Gareth Bale ( 114 gols na carreira até a data de hoje), ou mesmo Maradona, que marcou 345 gols na carreira. Isto nunca saberemos, mas que é possível, ninguém pode duvidar;-)
Aqui abaixo, em mais um excelente vídeo feito pelo Bella Kona, existem cerca de 100 gols marcados com o pé esquerdo. Gols para todos os gostos, gols marcados de todas as maneiras possíveis, alguns deles espetaculares e inesquecíveis. Divirta-se:-)
Em 28 de junho de 1975, como já foi visto AQUI, o Rei foi recebido na Casa Branca por Gerald Ford, Presidente dos EUA na época. Aqui abaixo, 2 vídeos desta visita:-)
Em 28 de março de 1977, como também já foi mostrado AQUI, foi a vez de JIMMY CARTER receber o Rei do Futebol na Casa Branca.
No total, o Rei foi recebido na Casa Branca por 4 Presidentes dos Estados Unidos da América.
Até a data de hoje, ainda não encontrei vídeos que mostrem estes encontros entre o Rei do Futebol com Reagan ou Nixon. Uma curiosidade: Desde que Nixon era presidente até os dias de hoje, Pelé só não foi recebido em audiência por 3 presidentes dos EUA: os dois George Bush, pai e filho, e Obama... Motivo: por falta de datas nas agendas dos presidentes...e também falta de datas na agenda do Rei:-)
Pelé esteve em Paris no arranque do Europeu, mas antes já tinha falado ao DN sobre as hipóteses da seleção portuguesa. O melhor futebolista do século XX acredita em Portugal e em Ronaldo, "o melhor centroavante da Europa"
Portugal tem adiado a conquista de uma grande competição de seleções. Já esteve perto, com uma final e duas meias-finais em Europeus, e mais duas meias-finais em Mundiais, mas a verdade é que ainda não conseguiu inscrever o seu nome na lista de vencedores de uma grande prova. Mas há quem acredite que "finalmente" Portugal pode chegar ao encontro decisivo e vencê-lo neste Europeu. Falamos de Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente por Pelé e considerado o melhor futebolista do século XX pela FIFA.
Em conversa com o DN, Pelé admite que, apesar dos seus compromissos e de uma agenda muito ocupada, vai estar "muito atento à Eurocopa", terminologia usada pelos brasileiros para o Europeu de futebol. No entanto, e apesar da crença no potencial da equipa das quinas, Pelé deixa um sério aviso sobre a complexidade da prova.
"Estamos a falar de um torneio que, na minha opinião, é muito difícil porque tem grandes equipas e podem sempre surgir surpresas, mas claro... eu, como brasileiro, vou torcer para que Portugal chegue à final de Paris e seja campeão europeu. Não é só torcer, eu acredito que isso pode acontecer, apesar de não ser fácil. E posso dizer que ficarei muito feliz", referiu Pelé ao DN.
Convidado a referir as seleções que vê como principais favoritas à conquista do Euro, Pelé não menciona na primeira linha de apostas Portugal, mas deixa um voto de esperança para Ronaldo e companhia. "A Alemanha está à frente de todas as seleções, depois vejo França, Espanha, Itália, mas penso que Portugal, como eu desejo, e também a Bélgica podem ter esperanças", disse o antigo campeão mundial pelo Brasil em três ocasiões e autor do impressionante registo de*762 golos em*825 jogos oficiais.
*O registro oficial do Guiness e da FIFA é de 1283 gols em 1365 jogos, ver AQUI. Por falar em golos, Pelé dá ênfase a Ronaldo, a quem entregou a Bola de Ouro em 2013. Prefere não fazer comparações com Messi, mas vê o madeirense como "uma grande vantagem" para a seleção nacional. "Não tenho dúvidas nenhumas, nenhumas. O Cristiano Ronaldo é o melhor centroavante [avançado centro] da Europa. E isso é bom para Portugal", diz, antes de alertar para quem possa pensar que basta apenas confiar no melhor marcador de sempre da seleção nacional para que Portugal se possa sagrar campeão europeu. "O Cristiano Ronaldo, como eu disse, é, na minha opinião, o melhor centroavante da Europa, mas nunca poderá ganhar a Eurocopa sozinho. Portugal terá de contar com todos os seus jogadores", referiu.
Confrontado com a época sobrecarregada do capitão da seleção, Pelé descansa os portugueses: "O Cristiano Ronaldo tem 31 anos e tem toda a condição física para jogar. Não poderá é ganhar a Copa sozinho."
A finalizar, um cumprimento especial: "Através do Diário de Notícias, quero enviar o meu abraço fraterno aos meus irmãos portugueses."
Pelé é considerado Rei não só pelo conjunto da obra inigualável que fez no futebol.
É também uma das 10 maiores celebridades do século 20, um dos homens mais conhecidos da História.
E mesmo nos dias de hoje, 4 décadas após ter pendurado as chuteiras, onde vai é recebido como se fosse um chefe de estado, uma estrela de cinema, um Rei.
Onde Pelé vai, há multidão e fotógrafos à volta.
Todo o mundo conhece ou já ouviu falar de Pelé, desde reis, rainhas, presidentes, estrelas de cinema e da música, velhos, novos, até o varredor de rua.
E desde sempre, quando surge uma nova estrela no futebol, a comparação inevitável é com o Rei, mas as novas estrelas sempre passa(ra)m de moda, e o Rei permanece como o alvo a abater.