A revista Four-Four-Two publicou uma lista com os 100 melhores jogadores de todos os tempos, e colocou Diego Maradona em 1º lugar, Messi em 2º e Pelé em 3º.
O perfil no site da publicação relembra fatos históricos da carreira do Rei do Futebol,
mas não aponta nenhuma razão específica para colocar Pelé atrás da dupla argentina no ranking.
O texto que tenta explicar a escolha por Maradona, assinado pelo jornalista Andrew Murray, faz uma comparação entre CDs de bandas e jogadores de futebol, dizendo que todas as pessoas preferem as música que "fazem te sentir mais vivo", em vez dos álbuns mais exaltados pela crítica em toda a história.
A revista aponta uma relação intensa entre o camisa 10 argentino e o futebol, dando a entender que Maradona e seus feitos teriam o colocariam acima dos concorrentes.
Mas a revista não faz citações sobre dopping, drogas ou sobre as muitas coisas polêmicas que envolveram Maradona durante a sua carreira, nem escreve nada sobre os problemas de Messi com as finanças espanholas, que lhe ditaram uma pena de prisão de 21 meses.
Mas em relação a Pelé, como está destacado em negrito mais acima, a revista achou que era importante. Estranho, não?
- Pelé marcou mais gols. Messi conquistou mais troféus. Os dois viveram vidas mais estáveis do que o gordinho ex-viciado em cocaína que lidera esta lista, cujo relacionamento com o futebol tornou-se mais tenso ao longo de sua carreira. Se você viu Diego Maradona com o futebol em seus pés, você vai entender - diz o texto.
Não sei quais são os critérios que levaram a revista Four-Four-Two a colocar Maradona em 1º lugar, Messi em 2º e Pelé em 3º, mas vamos aos números.
Nas 3 imagens abaixo, estão destacados os principais títulos coletivos que os 3 futebolistas obtiveram durante as suas carreiras. Para quem não entende a língua portuguesa,
COPA DO MUNDO em vermelho
MUNDIAL DE CLUBES em roxo
COMPETIÇÕES CONTINENTAIS
( Champions League, Liga Europa e Libertadores da América) em lilás
CAMPEONATOS NACIONAIS em azul
OUTRAS COMPETIÇÕES OFICIAIS
( Campeonatos Estaduais, Taças, Supertaças e Torneios) em rosa e azul claro
Como podem ver, os números de Maradona são claramente inferiores aos de Pelé.
Os números de Messi são até a data de hoje, podem aumentar.
Aqui abaixo, os gols e jogos de cada um ao longo da carreira.
*Os números de Messi são até a data de hoje, podem aumentar.
Somados os gols de Messi e Maradona, o total é 1045 gols, faltando ainda 238 gols para que os dois juntos consigam igualar Pelé, e apenas Messi poderá aumentar este total de gols:-)
PELÉ ESTEVE EM 4 COPAS DO MUNDO
E VENCEU 3.
Pelé continua a ser o melhor jogador de todos os tempos, os números não mentem.
Pelé marcou o gol número 500 aos 21 anos de idade, Messi aos 29 anos de idade, e Maradona nem chegou a atingir esta marca.
Pelé marcou o gol número 1000 aos 29 anos de idade, Messi ainda não chegou aos 600 gols na carreira.
E se os critérios da revista France Football ( VER AQUI ) fossem válidos para todos os futebolistas - não apenas para os jogadores europeus - desde que foi criado, Pelé teria vencido 7 Bolas de Ouro.
Aos caros amigos da Four-Four-Two, os números não mentem...
Pelé continua a ser o melhor de todos os tempos...até que alguém consiga superar os números e recordes totais da carreira do Rei do Futebol.