FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Visão periférica, o maior segredo do Rei Pelé:-)


Pelé, Rei do Futebol, considera visão periférica seu maior diferencial no jogo



No primeiro instante, ninguém entendeu aquela jogada. Pelé recebeu a bola na entrada da área italiana e, em vez de driblar o zagueiro e partir para o gol, tocou-a com pouca força para o lado direito, onde não havia nenhum jogador. 

Seria um erro primário cometido pelo rei do futebol? Nada disso. Foi, na verdade, uma jogada genial. Lá de trás, vinha o lateral Carlos Alberto Torres, veloz como um foguete. O passe de Pelé veio na medida exata. 

Resultado: mais uma bola no fundo das redes do goleiro italiano Albertosi. Era o quarto gol da Seleção brasileira, que selaria a conquista do tricampeonato mundial, no dia 21 de junho de 1970, no Estádio Azteca, no México.




Qual a explicação para o passe genial? Como Pelé conseguiu perceber, quase de costas, a aproximação de Carlos Alberto? A resposta não tem nada de sobrenatural. Pelé tinha aquilo que, no meio futebolístico, costuma-se chamar visão periférica, —a capacidade de perceber, num piscar de olhos, tudo o que se passa à sua volta. 



O texto abaixo foi escrito pelo Dr. Túribio Barros em 2015.


O Rei do Futebol completou 75 anos, e merecidamente foi reverenciado por todos nós que tivemos o privilégio de ver, tanto ao vivo como em filmes e documentários, a verdadeira magia de sua relação com a bola.


Comemorações do 4º gol do Brasil na final da Copa do Mundo de 1970,
visto por detrás da baliza do goleiro brasileiro Félix.
É absolutamente desnecessário tecer qualquer comentário enaltecendo o Pelé ou tentando descrever suas qualidades como atleta. Talvez possamos dizer que tudo que poderia ser dito a respeito de Pelé já foi dito por alguém.

Eu tive o verdadeiro privilégio de estar na companhia do rei várias vezes nas últimas décadas, e garanto que em todas elas pude confirmar a verdadeira áurea de simpatia e cordialidade que ele manifesta de maneira absolutamente natural.

Em uma dessas vezes, não consegui evitar fazer uma pergunta que, como profissional da área de esporte, me sentia tentado a ter o atrevimento de elaborar.



O que eu queria saber da sua própria concepção era a respeito do que ele considerava ter sido sua melhor qualidade do ponto de vista físico. Sabemos que o talento ninguém explica, porém sua excepcionalidade como atleta certamente tinha os ingredientes qualificados por indicadores físicos. Imaginei que a resposta fosse à direção de um desses indicadores de aptidão.


A mesma cena vista por detrás da baliza do goleiro italiano.FOTO. GETTY IMAGES
Para minha surpresa Pelé respondeu:

- Eu considero que o que eu tinha a mais que todos os outros atletas com que eu joguei era a “visão periférica”!

Em seguida ele me deu uma verdadeira aula sobre o conceito de campo visual e sua importância para o jogador de futebol. Ele dizia com verdadeiro conhecimento de causa, que sua percepção visual periférica lhe permitia “antever” o que os adversários que o cercavam iriam fazer e consequentemente ele antecipava suas decisões, obviamente com a genialidade que a natureza lhe conferiu.

Aquela resposta, até certo ponto surpreendente, me proporcionou a chance de observar sob esta ótica vários lances das jogadas mais geniais do Pelé, e de fato comprovar o que ele explicou. Como eu esperava ele não me deu uma resposta comum, como nada do que ele fazia no futebol era! 


Pelé e o goleiro Shep Messing no New York Cosmos
Shep Messing, goleiro do New York Cosmos, e companheiro de equipe do Rei por 3 anos, já havia citado que Pelé tinha uma visão periférica de 220º graus (ver  AQUI)

*TURÍBIO BARROS
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Foi membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com


Pois é pessoal, além do talento único, Pelé ainda tinha esta "arma secreta",
que ajuda muito a explicar toda a genialidade do Rei do Futebol:-)

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

PARTE 2 - O que eles fazem ou fizeram nos dias de hoje, Pelé já havia feito antes

O que eles fazem ou fizeram nos dias de hoje, 
Pelé já havia feito antes.
O pontapé de bicicleta, uma das marcas registradas do Rei do Futebol.
Desta vez, o mundo ficou maravilhado com a genial assistência de Leonel Messi 
para Luis Suarez no tradicional Troféu Joan Gamper no Camp Nou, 
onde o Barcelona venceu a Sampdória por 3 x 2, no vídeo aqui abaixo.



Alguns jornalistas internacionais estão em dúvida se Messi tinha realmente a intenção de fazer o passe para Suarez ou se ele queria chutar em direção à baliza, mas o que é certo é que, independente da intenção de Messi, a jogada é brilhante.

E alguns meios de comunicação até escreveram e disseram que foi a jogada foi inédita. 
Mas não foi...
Pelé já havia feito na década de 70:-)



O grande problema do jornalismo esportivo dos dias de hoje, 
é que os jornalistas esportivos de hoje não pesquisam nem investigam profundamente, 
para conseguirem ter argumentos e conhecimentos,
e assim serem capazes de fazer comparações...
 ou escrever notícias sem erros ou enganos.


Parte 1 - O que eles fazem ou fizeram nos dia de hoje, Pelé já havia feito antes 

Um agradecimento especial pelo vídeo acima ao canal do Youtube do
Leonardo Guerreiro:-)

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

VÍDEO: 400 gols do REI PELÉ

Foto clássica de Pelé festejando no Estádio do Maracanã
um dos seus 1282 gols.
Aqui estão 400 gols, cerca de 1/3 dos 1282 gols que o Rei marcou em 21 anos de uma carreira brilhante, única e... incomparável, como disse a Rainha Elizabeth II da Inglaterra.
Pelé não teve a sorte dos jogadores de futebol de hoje em dia, que têm as suas carreiras registradas em vídeo desde a infância, praticamente.

Talvez, apenas 500 gols - ou menos - do Rei do Futebol estejam registrados em vídeo, mas pouco a pouco, muitos gols marcados pelo Rei do Futebol vão surgindo na internet, porque quando um dos milhões de fans de Pelé espalhados pelo mundo encontra um gol inédito do Rei, imediatamente coloca na internet, e assim, todos podem comprovar a maioria dos gols - talvez todos - que Pelé que marcou nestes dois vídeos abaixo são completamente limpos, sem trapaça, sem off-side, sem falta e sem polêmica.


E pelo menos metade deles são cheios de arte, magia, emoção e espetáculo.

Estes dois excelentes vídeos foram feitos pelo canal do Youtube 
Pelé Edson Arantes do Nascimento de onde fui "roubá-los" para este post. 

Parabéns e muito obrigado ao canal  Pelé Edson Arantes do Nascimento 
pelo brilhante trabalho na elaboração dos dois vídeos:-)






Template - Dicas para Blogs