👑São os votos do Sir Pelé, The King of Football!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
SYLVESTER STALLONE «PELÉ ME QUEBROU UM DEDO DA MÃO E RASGOU A REDE»
SYLVESTER STALLONE «PELÉ ME QUEBROU UM DEDO DA MÃO E RASGOU A REDE»
Sylvester Stallone, 75 anos, ator norte americano e uma figura incontornável da história recente de Hollywood, recordou um episódio ocorrido com Pelé há 40 anos.
Tudo aconteceu durante as gravações do filme ‘Fuga para a vitória’ (1981), que além do Rei, também contou com a participação de antigas glórias do futebol mundial, como o inglês Bobby Moore ou o argentino Osvaldo Ardiles.
No filme em questão, Pelé e companhia formam uma equipa de futebol num campo de concentração nazista e derrotam um combinado de jogadores alemães, enquanto preparam uma fuga arriscada.
Nessa equipe de prisioneiros, Sylvester Stallone era o goleiro, particularmente pouco talentoso. Durante as gravações, o ator lesionou-se. E explicou porquê.
«Quando fui convidado a participar no filme pensei: jogar futebol não deve ser assim tão difícil, vou aceitar. Depois, a produção entregou-me uma bola com que se jogava nos anos 40 do século passado e não imaginava que fosse tão pesada, parecia que tinha chumbo por dentro», começou por recordar Stallone.
Depois, o ator conheceu Pelé e um dos diálogos com o brasileiro ficou-lhe para sempre na memória.
«Já tinha ouvido falar de Pelé e quando fomos apresentados disse-lhe que ia ser o guarda-redes dos prisioneiros».
Ele respondeu: «À sério? Você já alguma vez jogou na baliza?».
«Disse-lhe que não.»
E ele avisou-me: «Você fica entre os postes, eu vou fazer uma série de arremates e você não vai conseguir defender nenhum».
«Pensei que era brincadeira.
Tudo aconteceu durante as gravações do filme ‘Fuga para a vitória’ (1981), que além do Rei, também contou com a participação de antigas glórias do futebol mundial, como o inglês Bobby Moore ou o argentino Osvaldo Ardiles.
No filme em questão, Pelé e companhia formam uma equipa de futebol num campo de concentração nazista e derrotam um combinado de jogadores alemães, enquanto preparam uma fuga arriscada.
Nessa equipe de prisioneiros, Sylvester Stallone era o goleiro, particularmente pouco talentoso. Durante as gravações, o ator lesionou-se. E explicou porquê.
«Já tinha ouvido falar de Pelé e quando fomos apresentados disse-lhe que ia ser o guarda-redes dos prisioneiros».
Ele respondeu: «À sério? Você já alguma vez jogou na baliza?».
«Disse-lhe que não.»
E ele avisou-me: «Você fica entre os postes, eu vou fazer uma série de arremates e você não vai conseguir defender nenhum».
«Pensei que era brincadeira.
Só que na primeira vez que ele arrematou ouvi um barulho: a bola ia com tanta força que rasgou as redes.
Segundos depois, disparou pela segunda vez, mas nessa ocasião consegui tocar na bola com a mão e… ouvi um estalo.
O Pelé tinha acabado de me partir um dedo», finalizou.
Vi o filme em 1982, cinema lotado. Quando Pelé empatou o jogo com aquele gol de bicicleta, o cinema inteiro gritou gol, inclusive eu. Parecia que estávamos num estádio de futebol.
Retirado👉 DAQUI
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
domingo, 12 de dezembro de 2021
FOTO DO DIA: 👑Pelé 1968: TOTAL= 947 gols.
Total: 947 gols.
É o que está publicado nesta página do programa do jogo entre o Washington Whips e o Santos FC em 14 de julho de 1968, em Washington, capital dos Estados Unidos, com um público de 20 mil pessoas. O Santos FC venceu por 3 x 1.
Naquela época, estes programas em forma de revista, eram uma prática bastante comum para divulgação, propaganda e promoção de eventos esportivos. Nesta página, o clube norte-americano destacou, em cor de rosa, uma lista de todos os gols de Pelé, ano a ano, até àquela data, onde diz: TOTAL - 947
Washington Whips Futebol Clube apresenta.
PELE: Rei do Futebol.
Embaixo da foto, o texto diz:
O Atleta mais bem pago do mundo.
👇
No texto à direita da foto está escrito:
Estas palavras, escritas por um escritor esportivo brasileiro,
descreve o maior jogador de futebol do mundo, Pelé,
que chega ao Estádio D.C. hoje com seu time santista
para jogar com o Washington Whips.
Tão grande se tornou este ídolo do futebol,
que príncipes e políticos igualmente o adulam.
Ele foi declarado um tesouro nacional avaliado em US$ 2.000.000 pelo parlamento brasileiro.
O atleta mais bem pago do mundo com salário anual de $341.000, isento de impostos, o Pérola Negra levou seu time mundialmente famoso a sete títulos da liga, dois campeonatos sul-americanos e duas copas mundiais ( de clubes) em 12 anos como profissional. Ele levou o Brasil a duas copas do mundo e tem em média um gol por jogo na competição internacional.
Entre suas conquistas pessoais estão 947 gols marcados, incluindo oito (gols ) em um jogo, 5 gols em um único jogo em quatro ocasiões, e quatro gols em um jogo dezoito vezes. Ele jogou em equipes vencedoras em 456 jogos. Durante aquele período de triunfos, Santos conquista campeonato paulista campeonato quase todos os anos (1957-1962) e Brasil conquistou a Copa do Mundo em 1958 e 1962.
Seu oito gols, uma realização de jogo, veio contra o Botafogo ( de São Paulo ) em 1964, cinco anos depois de ele ter marcado 125 gols em um recorde de uma temporada. Ele ultrapassou 3 vezes a marca da centena em gols em uma temporada.
E ainda, o brasileiro de fala mansa que costuma ficar horas dando autógrafos para milhares de adoradores, provavelmente não poderia ter imaginado isso acontecendo há 20 anos.
A capa do programa
👇
O poster do jogo
👇
👆
Na parte amarela à esquerda embaixo diz em vermelho:
Excitante e Espetacular...isto é PELÉ, o atleta mais bem pago do mundo.
Mais abaixo, em preto, diz:
"O incrível Pelé, uma lenda em seu próprio tempo, ganha um salário anual de 341 mil dólares, taxas livres, mais o dobro deste valor em endossos. Sua importância para o Brasil é tão grande que ele foi oficialmente designado como tesouro nacional, e como tal, não pode ser vendido para outro país sem aprovação do parlamento."
O ingresso do jogo
👇
A reportagem do jogo pela Associated Press ( AP )
👇
Santos salta de volta por Pepe, 3-1.
Washington ( AP) - O Santos do Brasil quebrou ontem uma sequência de 2 jogos sem vitória em sua turnê de futebol nos Estados Unidos, batendo o Washington, 3 -1, com dois gols de Pepe.
Pepe quebrou o empate em 1 a 1 com uma cobrança de falta de 25 jardas com menos de quatro minutos do fim do primeiro tempo e marcou seu segundo gol em um pênalti aos 11,56 do segundo tempo.
O lendário Pelé, rei do futebol santista, empolgou a multidão de 20.189 pessoas com seu jogo de pés e passes ágeis.
Nota do autor: Como puderam perceber, os profissionais que fizeram o poster e o programa deste jogo devem ter pesquisaram absolutamente tudo sobre o Rei do Futebol. E não encontraram absolutamente nada escrito "gol oficial" ou "gol não oficial", porque em TODOS os jornais brasileiros e estrangeiros da época que publiquei até a data de hoje, em nenhum deles diz "gol oficial" ou "gol não oficial".
Esta regra de gol oficial foi criada nos anos 2000, portanto deve apenas ser aplicada a partir do momento em que foi criada, tal como todas as outras regras que foram criadas e só começaram a ser aplicadas em seu devido tempo, tais como:
👇
❌1968: Mesma linha era OFFSIDE.
✅2021: Mesma linha não é OFFSIDE.
👇
✅1968: qualquer jogador podia passar a bola intencionalmente com os pés ao goleiro e o goleiro podia pegá-la com as mãos.
❌2021: Não se pode fazer isto, é falta.
👉Não vale a pena tentar mudar ou reescrever a História, está tudo registrado nos livros, jornais, rádios, TVs, posters e programas.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
Pelé em 1966: 785 gols em 10 anos.
Em 1966, a "Revista do Esporte" dedicou 2 páginas a Pelé, com o título de PELÉ REI DOS GOLS ( PELÉ KING OF GOALS, destacado em azul claro), com as estatísticas de todos os gols de Pelé, ano a ano, até 1966.
À direita, está escrito:
👇
Na parte de baixo à direita, destacada pela seta vermelha, está escrito:
785 gols em 10 anos.
👇
No texto na parte de cima, à esquerda, está escrito.
👇
PELÉ ( que o cronista Armando Nogueira disse que se ele não nascesse gente, ele nasceria bola) realmente nasceu para jogar futebol, ou melhor, para ocupar o lugar que desde a invenção do esporte estêve vago: o de Rei do futebol. Desde a sua estréia na seleção brasileira ( em 7 de julho de 1957, na partida Brasil x Argentina, no Maracanã, substituindo Mazola) começou a despertar as atenções gerais tendo, inclusive Nestor Rossi dito após o jogo que Pelé ( tinha 17 anos na época) era o melhor de todos no time do Brasil.
Sua fama de artilheiro vem desde 1957, quando foi o jogador que marcou mais gols do campeonato paulista, um total de 37. De lá pra cá, vem sendo o artilheiro mór do certame paulista, sem dar a vez a nenhum outro. Até 31 de dezembro de 1965 Pelé marcou ( em tôda a sua carreira) 785 gols. Isso apenas em 9 anos de carreira.
O único jogador que conseguiu alcançar tal cifra foi Friedenreich, também nove vêzes artilheiro do campeonato paulista (1912-14-17-18-19-21-27-28 e 29) e é recordista absoluto, com 58 gols, roubando o lugar ao jogador Feitiço que havia consignado 39 gols, em 1931.
A estatística dos gols do Rei Pelé através dos anos, aqui estão:
👇
👆
NR - Esta relação será atualizada no final dêste ano, razão pela qual deixamos de anotar os gols conquistados por Pelé nos amistosos da seleção brasileira e na Copa do Mundo.
Nota do autor 1: Pelé não fêz nenhum jogo pela seleção brasileira em 1961 e 1964.
Nota do autor 2: mais uma vez, como em todos os jornais brasileiros e estrangeiros da época, em nenhum lugar do texto ou da estatística existe separação por "gol-oficial/gol não-oficial". Essa regra não existia, foi criada e só começou a ser usada no século 21.
Não tem lógica nenhuma aplicar regras atuais em tempos onde elas simplesmente não existiam.
Ponto.
Etiquetas:
GOLS DE PELÉ,
IMPRENSA BRASILEIRA,
TODOS OS GOLS DE PELÉ,
VIDA E OBRA
quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
👑Pelé: 518 gols aos 22 anos de idade. 📰Publicou o New York Times em 29 de novembro de 1962
Craque do Futebol, Ídolo Nacional do Brasil
Por Juan de Onis, especial para o New York TimesRio de Janeiro, 29 de novembro
📰Um repórter esportivo americano visitante perguntou recentemente a um treinador de futebol brasileiro quem ele achava que era o melhor atleta versátil, Mickey Mantle ou Pelé.
"Quem é Mickey Mantle?" respondeu o técnico Luís (Lula) Alonso, do Santos Futebol Clube, com evidente preplexidade.
Não era só que o Sr. Alonso nunca tivesse ouvido falar de Mickey Mantle. É que a maioria dos brasileiros tem dificuldade em conceber alguém melhor no esporte do que Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido no mundo como Pelé.
Pelé é o grande goleador do Santos, que por todos os padrões é o melhor time de futebol do mundo hoje. Ele tomou o lugar do Real Madrid da Espanha, que construiu sua supremacia no final dos anos cinquenta.
O Santos conquistou este ano o título mundial de clubes profissionais ao derrotar o Benfica de Portugal, em dois jogos consecutivos, num play-off entre os campeões europeu e sul-americano.
O Santos acaba de conquistar o terceiro título consecutivo da liga profissional paulista.
SANTOS CAMPEÃO DO MUNDO
O time titular do Santos conta com oito integrantes da Seleção Brasileira de 22 jogadores que conquistaram o campeonato mundial de futebol simbolizado pelo Jules Rimet Cup no Chile este ano, derrotando México, Espanha, Inglaterra, Chile e Tchecoslováquia nas partidas de playoff.
Em meio a essa coleção de estrelas santistas, Pelé brilha mais forte. Marcar um gol no futebol importante é um pouco menos uma realização do que acertar um home run contra um arremesso da liga principal.
Em seis anos de carreira profissional, Pelé havia marcado 518 gols na última contagem, ou a média de um gol por jogo ( destacado em amarelo).
Em meio a essa coleção de estrelas santistas, Pelé brilha mais forte. Marcar um gol no futebol importante é um pouco menos uma realização do que acertar um home run contra um arremesso da liga principal.
Em seis anos de carreira profissional, Pelé havia marcado 518 gols na última contagem, ou a média de um gol por jogo ( destacado em amarelo).
👇
Pelé, de 22 anos, está no auge da carreira. Ele tinha apenas 17 anos quando liderou o campeonato paulista em gols e se tornou uma estrela internacional como atacante da seleção brasileira que conquistou o campeonato mundial disputado na Suécia em 1958. Com o acréscimo de experiência, tornou-se também um grande criador de jogadas tão bom como artilheiro.
Pelé tem 1,72 metro de altura e pesa 73 quilos. O que o torna um jogador de futebol extraordinário, segundo o senhor Alonso, não são a sua velocidade e força, mas o seu equilíbrio.
"Quando outros jogadores estão caindo em uma disputa, Pelé está quase sempre de pé onde a bola está", disse o Senhor Alonso.
O jogo de bola de Pelé com os pés e com tiros na cabeça pode ser comparado à magia de passe no basquete de Bob Cousy, do Boston Celtics. Ele faz passes que arrancam suspiros da multidão, geralmente reservados para gols.
Atração de bilheteria
Santos, com Pelé, é uma atração de bilheteria na Europa que arrecada de 30.000 a 40.000 dólares por jogo.
Segundo relatos atuais no esporte, um time italiano, a Juventus, ofereceu a Santos e Pelé um total de mais de 500 mil dólares pela transferência. Entre os motivos que levaram Pelé a recusar a proposta está o fato de ter, além de ganhos com o futebol de mais de 15 mil dólares anuais, uma construtora de imóveis, uma fábrica de porcelanas e uma receita constante com patrocínios publicitários.
Um livro best-seller foi publicado sobre a ascensão de Pelé de filho descalço de um trabalhador diarista pobre ao estrelato nacional, e agora ele está atuando em um filme sobre sua carreira.
Mas, apenas para garantir que o time santista não fosse tentado a vender o ídolo do futebol brasileiro por alguma oferta europeia irresistível, o ex-presidente Jânio Quadros baixou um decreto tornando Pelé um tesouro nacional que não poderia ser legalmente retirado do Brasil.
👉Nota do autor: Mais uma vez, como em todos os jornais brasileiros e estrangeiros daquela época que publiquei até a data de hoje, em nenhum lugar do texto está escrito "gol oficial ou gol não-oficial".
Extraído daqui👉TED WESTERVELT - TWITTER
quinta-feira, 4 de novembro de 2021
📰Jornal "O GLOBO", 01/10/1962 - O 500º Gol de Pelé
📰Em 1 de outubro de 1962, o jornal "O GLOBO" publicou na página 7 do caderno de esportes da sua edição da manhã a seguinte notícia:
Pelé Marcou o Seu 500º "goal" e Perdeu um "Penalty".
Este jogo, Comercial x Santos FC, aconteceu em 30 de setembro de 1962, na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo ( mais abaixo na ficha técnica).
Na parte destacada em amarelo foi assim escrito à data:
Em Ribeirão Preto, o Santos conseguiu quebrar a resistência do Comercial local, saindo do placar adverso da primeira etapa, para a vitória de 3 x 1 na fase derradeira.
Pelé Marcou o Seu 500º "goal" e Perdeu um "Penalty".
👇
Este jogo, Comercial x Santos FC, aconteceu em 30 de setembro de 1962, na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo ( mais abaixo na ficha técnica).
Na parte destacada em amarelo foi assim escrito à data:
👇
Em Ribeirão Preto, o Santos conseguiu quebrar a resistência do Comercial local, saindo do placar adverso da primeira etapa, para a vitória de 3 x 1 na fase derradeira.
Foi um "match" bem disputado, a que assistiram 13.549 pessoas, proporcionando uma renda recorde em todo o interior do Estado ( de São Paulo ), de Cr$ 2 974 200,00 (o recorde anterior pertencia a Guarani x Santos, em Campinas, com Cr$ 2 635 700,00 ).
Pelé marcou seu 500º "goal" em sua carreira, e mantém-se na liderança dos artilheiros, com Coutinho, com 18 "goals" cada um.
Na ficha técnica do jogo, assim foi escrito.
Destacado em verde, a assistência de Pelé para o gol de Coutinho.
👇
SANTOS 3 X COMERCIAL 1
Local: Estádio Costa Coelho, em Ribeirão Preto.
Juiz (árbitro): Eunápio de Queirós, com bom trabalho.
Renda: Cr$ 2 974 200,00 ( recorde no interior do Estado).
Primeiro tempo - Comercial 1 x 0 - Mauro (gol contra) aos 14 minutos.
Final ( segundo tempo): Santos 3 x 1 - Pelé aos 4 ( 49' ), de cabeça; Coutinho aos 22 ( 67' ), numa bola que Pelé passou entre as pernas de Japonês; e, novamente Coutinho aos 30 ( 75' ).
Anormalidades: O lateral ismael, do Santos, deixou a cancha aos 23 minutos da primeira etapa, sentindo uma distensão, e não mais voltou.
O goleiro Anibal, do Comercial, defendeu um "penalty" cobrado por Pelé, aos 28 minutos do primeiro tempo.
Equipes:
COMERCIAL - Anibal, Antoninho, Japonês e Roberto; Hugo e Piter; Babá, Ditinho, Paulinho, Bugre e Cláudio.
SANTOS F. C. - Gilmar, Ismael, Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Bé, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe.
Nota do autor:
👉Como em todos os jornais da época, brasileiros e estrangeiros, que publiquei até a data de hoje, no blog e no twitter, nenhum deles menciona absolutamente nada sobre regras de estatísticas de gol oficial ou gol não-oficial.
A razão é simples: estas regras não podiam ser aplicadas, porque não existiam, nem haviam sido criadas.
Só começaram a ser aplicadas em 2000, 23 anos depois de Pelé ter parado de jogar.
Não é justo regras criadas "ontem" serem aplicadas em tempos onde sequer existiam.
Etiquetas:
GOLS DE PELÉ,
IMPRENSA BRASILEIRA,
JORNAL O GLOBO,
TODOS OS GOLS DE PELÉ
sábado, 23 de outubro de 2021
FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ!!! 81 ANOS DE IDADE, 63 ANOS DE REINADO
FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ, PRIMEIRO E ÚNICO!!!
Tudo já foi dito e escrito acerca do Rei Pelé.
Nos últimos 63 anos, qualquer estrela que surgiu no futebol mundial foi comparada com o Rei.
O Rei Pelé, que parou de jogar em 1977, continua a ser a referência.
Quando MUITOS dos melhores da História SÃO COMPARADOS com apenas UM, é porque este UM é realmente MUITO BOM, este UM é o MELHOR. |
Todos eles, sem exceção, foram comparados com o Rei.
Alguns deles superaram Pelé em um ou outro detalhe, mas no total, nenhum deles conseguiu sequer igualar o Rei, nem chegaram perto. E já não vão a tempo.
Como escrevi mais acima, tudo já foi dito e escrito acerca do Rei.
O texto que escrevi em 2017 é completamente atual, nem é preciso mudar uma vírgula. 👉AQUI
FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ, PRIMEIRO E ÚNICO!!!
Etiquetas:
ATUALIDADES,
FELIZ ANIVERSÁRIO,
VIDA E OBRA
terça-feira, 5 de outubro de 2021
Crônica de Armando Nogueira sobre a final da Libertadores entre Santos x Penãrol 1962
A imprensa uruguaia passara a semana inteira a falar do grande jogo, destilando otimismo. Fazia uma única advertência: que o Peñarol tivesse cuidado com Pelé, que o marcasse de perto - e aí estaria a fórmula da vitória certa.
No hotel, em Buenos Aires, antes de tomar o ônibus para o estádio do River Plate, o técnico Bela Gutman recomendou:
Bela Gutman chamou o goleiro:
Chamou, por fim, os dois meio-campistas e pediu que ajudassem os quatro defesas na missão um tanto incômoda, reconhecia, de marcar Pelé. Incômoda, mas não impossível. Afinal de contas, Pelé não tem nada de super-homem. Basta vigiá-lo com cuidado, com rigor, mobilizando as melhores energias de time que ele ficará imobilizado.
Tudo perfeito, tudo assentado, o Exército Argentino conjugado ao Exército Uruguaio, com a cobertura da Marinha e da Aviação.
Em Buenos Aires, entre duas bombas e uma greve dos quarteirões do estádio Monumental de Nuñez, os jornais exaltavam a equipe uruguaia, destacando, contudo, que era preciso ter todas as atenções concentradas em Pelé.
Bem vigiado, Pelé estaria sem condições para marcar e, certamente, ganharia o Peñarol.
No hotel, em Buenos Aires, antes de tomar o ônibus para o estádio do River Plate, o técnico Bela Gutman recomendou:
cerquem o Pelé e ganharemos.
No vestiário, quase à hora de entrar em campo, o time do Peñarol foi convocado a um canto pelo técnico Bela Gutman:
-Você, defesa-direito, só tem uma tarefa hoje: marque o Pelé naquelas entradas dele pela meia esquerda. A cobertura será feita pelo defesa-interior-esquerdo. O esquema é infalível.
-Você, defesa-direito, só tem uma tarefa hoje: marque o Pelé naquelas entradas dele pela meia esquerda. A cobertura será feita pelo defesa-interior-esquerdo. O esquema é infalível.
Adiante, Bela Gutman chamou o defesa-interior-esquerdo:
" Você hoje só precisa fazer uma coisa: marque o Pelé naquelas entradas pela meia direita. A cobertura é do defesa-direito.
O defesa-direito, por sua vez, será coberto pelo lateral toda vez que Pelé entrar pela meia."
O defesa-direito, por sua vez, será coberto pelo lateral toda vez que Pelé entrar pela meia."
Bela Gutman chamou o goleiro:
"Você fica de olho nas bolas pingadas na pequena área: cuidado com Pelé que é perigoso nas cabeçadas. Com outros, não precisa se preocupar; bloqueie sempre os saltos do Pelé.
Chamou, por fim, os dois meio-campistas e pediu que ajudassem os quatro defesas na missão um tanto incômoda, reconhecia, de marcar Pelé. Incômoda, mas não impossível. Afinal de contas, Pelé não tem nada de super-homem. Basta vigiá-lo com cuidado, com rigor, mobilizando as melhores energias de time que ele ficará imobilizado.
Tudo perfeito, tudo assentado, o Exército Argentino conjugado ao Exército Uruguaio, com a cobertura da Marinha e da Aviação.
Jogo lançado, Pelé é marcado, Pelé é vigiado, Pelé é ultra vigiado, Pelé é cercado, Pelé é agarrado, Pelé é derrubado, Pelé é sufocado.
Bola na área, gol de Pelé.
Etiquetas:
ARMANDO NOGUEIRA,
CRÔNICAS SOBRE PELÉ
quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Jornal dos Sports, 5/8/1959 - O GOL "GIRAFA" (O gol mais bonito de Pelé)
Na edição do dia 5 de agosto de 1959, o tradicional jornal carioca "Jornal dos Sports" publicou, na página 5, um desenho do gol mais bonito de Pelé, e também um texto de Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney, que "batizou" o gol como O GOL GIRAFA.
O goal de Pelé, no modo, no jeito, na forma, no feitio que foi feito, repetiu, no football, a anedota da girafa: - não existe...
Quando Domingos da Guia, em 1931, tirou aquela bola dos pés de Dorado, com tal sutileza, que Dorado ficou pensando e sentindo, que chutara a bola em goal, que vira até a bola entrar no goal do Brasil, quando Domingos da Guia fêz aquilo, êle fechou a porta dos recordes em matéria de perícia defensiva. Agora, a porta se trancou mais adiante, no ataque, porque o goal de Pelé, o 4º do Santos contra o Juventus, no campo da Mooca, foi a obra-prima, a construção mais perfeita, a idealização mais empolgante, a consecução mais arrebatadora que hoje se viu.
E foi assim, que 28 anos mais tarde, Pelé aduziu à jogada do Domingos, e aquela sobre Rorado, aquela que devia ter sido a última antes do público voltar a adquirir novo ingresso para assistir o fim do prélio - foi assim que Pelé criou no ataque, ao lado da invenção de Domingos da Guia na defesa, um recorde difícil de igualar: - o goal girafa, isso é, um goal que não existe...
O texto da reportagem na foto mais abaixo:
👇
UM GOAL GIRAFA - Aquilo que Pelé fêz, domingo, no campo do Juventus foi uma paródia, no duro, da história do cidadão, que depois de olhar a girafa um tempo enorme, concluiu categórico: - "Este bicho não existe!"O goal de Pelé, no modo, no jeito, na forma, no feitio que foi feito, repetiu, no football, a anedota da girafa: - não existe...
Quando Domingos da Guia, em 1931, tirou aquela bola dos pés de Dorado, com tal sutileza, que Dorado ficou pensando e sentindo, que chutara a bola em goal, que vira até a bola entrar no goal do Brasil, quando Domingos da Guia fêz aquilo, êle fechou a porta dos recordes em matéria de perícia defensiva. Agora, a porta se trancou mais adiante, no ataque, porque o goal de Pelé, o 4º do Santos contra o Juventus, no campo da Mooca, foi a obra-prima, a construção mais perfeita, a idealização mais empolgante, a consecução mais arrebatadora que hoje se viu.
O moço recebeu de Coutinho, elevou a bola para que ela passasse sôbre Homero. Passou. Depois vinha vindo Clóvis. Nova elevação, cobrindo Clóvis. Depois, o Mão de Onça, em feito de torpedo, arrojou-se pelo espaço. Eram três mãos contra um pé: as duas mãos do Mão de Onça e o próprio Mão de Onça, e já com o goal à sua frente, mas com a bola indo tombar distante dêle, esticou o corpo, e num quarto toque, desta vez de cabeça, pôs a pelota no barbante.
Primeiro, todo mundo estático, ninguém bateu palmas. E só depois que, de queixos caídos, voltaram aos seus lugares, é que a multidão, até com gente do Juventus no meio dela, aplaudiu o menino que, lá dentro do campo, era carregado em triunfo pelos seus companheiros de equipe e cumprimentado, também, por camisetas grenás, com um "J" ao peito.
De Santos, por *De Valney, especial para JORNAL DOS SPORTS.
👉"De Valney" provavelmente deve ter sido erro de tipografia na impressão do jornal.
Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney, (à esquerda com o ainda desconhecido menino Pelé em 1956) acompanhou de muito perto a carreira de Pelé, desde que o futuro rei do futebol chegou ao Santos FC em 22 de julho de 1956.
Ele também assistiu ao 1º treino do Rei logo no dia seguinte, e foi o jornalista a quem Pelé deu a sua primeira entrevista.
JORNAL DOS SPORTS, 5/8/1959, Página 5👉 AQUI
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
⚽📜 O Diploma da FIFA enviado para o milésimo gol de Pelé | 📰 Ricardo Serran, editor de esportes do Jornal O GLOBO em 1969, foi um visionário. 🔮 Parece que ele estava advinhando o que ia acontecer no futuro.
Capa do jornal "O GLOBO" DE 23/09/1969. Está escrito onde a seta vermelha aponta: "FIFA já enviou o diploma dos mil "goals" a Pelé" |
Em agosto/setembro de 1969, a imprensa brasileira - e também a imprensa internacional - já começava a fazer a contagem regressiva para o 1000º gol de Pelé.
Muitos prêmios, homenagens, recepções e festas já estavam a ser programadas por todos os setores da sociedade brasileira, a começar pelo próprio Presidente da República, que programou uma recepção de gala para o Rei do Futebol em Brasília, capital Brasileira ( e que aconteceu, com direito a desfile em carro aberto pelas ruas da cidade, como está na capa do Jornal "Folha de São Paulo" de 26 de novembro de 1969).
👇
Mas um homem, Ricardo Serran, naquela altura diretor de esportes de O GLOBO, um dos mais importantes jornais do país, achou que tudo aquilo ainda era muito pouco.
Ele queria mais, muito mais.
👇
Ele queria deixar esta extraordinária façanha oficialmente registrada para a História e para toda a eternidade. E não perdeu tempo. Enviou um pedido formal ao presidente da FIFA, Sir Stanley Rous, para que a FIFA registrasse oficialmente o 1000º gol em um documento oficial da entidade.
Para garantir que não haveriam quaisquer dúvidas no futuro sobre isto.
👇
23/09/1969, o jornal "O GLOBO" publica pela primeira vez a foto do Diploma enviado pela FIFA, assinado pelo seu presidente na altura, Sir Stanley Rous. |
Fotógrafos e cinegrafistas de todo o mundo ficaram atrás da baliza de Andrada para captarem o momento histórico. |
Em novembro de 1969, muitos dos mais importantes jornais, rádios e emissoras de TV do mundo enviaram jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas ao Brasil para fazerem a cobertura do que poderia ser - e foi - um dos maiores acontecimentos esportivos da década.
E do século.
👇
Ricardo Serran, editor de esportes de "O GLOBO", entregou a Pelé o Diploma em que a FIFA consagra o recorde. |
E o diploma foi entregue a Pelé em 19 de novembro de 1969, no vestiário do Maracanã, logo após o jogo entre CR Vasco da Gama e Santos FC, onde naquele dia o Rei marcou o 1000º gol da sua carreira, através de um penalty.
Ricardo Serran foi um visionário.
Parece que ele estava advinhando o que ia acontecer no futuro...
O resto é a História que foi escrita por toda a imprensa mundial, e que nos dias de hoje estão tentando derturpar e reescrever.
Mas todos os jornais do mundo não vão, e nem podem, apagar da História o que eles próprios testemunharam... e publicaram.
Só aqui embaixo, tem 26 exemplos...
👇
JORNAL "O GLOBO", Brasil
👇
Jornal "JORNAL DO BRASIL", Brasil
👇
JORNAL "JORNAL DOS SPORTS", Brasil
👇
JORNAL "DE VRIJE ZEEUW, Países Baixos (Holanda)
👇
REVISTA "MIROIR DU FOOTBALL, França
👇
"GAZZETTA DELLO SPORT", Itália
👇
JORNAL "LOS ANGELES TIMES", EUA
👇
REVISTA "TIME", EUA
👇
JORNAL "ABC", Espanha
👇
JORNAL "MUNDO DEPORTIVO", Espanha
👇
JORNAL "CORRIERE DELLA SERA", Itália
👇
JORNAL "DIÁRIO DE LISBOA", Portugal
👇
JORNAL "LA STAMPA", Itália
👇
JORNAL "L'EQUIPE", França
👇
NEW YORK TIMES, EUA
👇
JORNAL "DAILY MIRROR", Inglaterra
👇
JORNAL "L'UNITÀ", Itália
👇
JORNAL "SUD-OUEST", França
👇
JORNAL "ESTO", México
👇
TIME MAGAZINE, 1999
👇
JORNAL "MARCA", Espanha
👇
"JORNAL THE TIMES", Inglaterra
👇
Subscrever:
Mensagens (Atom)