FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

segunda-feira, 31 de maio de 2021

📰New York Times, 1967: reportagem de página inteira com Pelé

Em 1967, o New York Times publicou uma reportagem de página inteira com o Rei do Futebol, com a seguinte manchete:
👇
Dólares não podem persuadir Pelé a deixar o Brasil
👇
A manchete à esquerda diz: 
O melhor jogador de futebol, um herói nacional para 83 milhões. 
A manchete à direita diz:
Onze americanos o querem, mas estrela está feliz em casa.


Aqui abaixo, a tradução para a língua portuguesa, em cores diferentes.
Na parte destacada em amarelo está escrito:
       👇


Se as ricas ligas americanas de futebol quisessem trazer o melhor jogador do futebol brasileiro - e o melhor do mundo - aos torcedores dos EUA, nem mesmo o orçamento anual de defesa seria suficiente. Ele simplesmente não vai.

Milhões de fãs em todo o mundo o aclamam por sua habilidade no campo de futebol - mas Pelé está ficando em casa.

"Podemos comprá-lo", disse Bob Hermann, presidente da Liga Nacional de Futebol Profissional dos Estados Unidos, durante recente visita ao Brasil.

ELE NÃO ESTÁ À VENDA

“Pelé não está à venda”. diz Athié Jorge Curi, presidente do Santos FC, clube da casa de Pelé. Mas é o próprio maior jogador do Brasil quem tem a palavra final.

“Nem por todo o dinheiro do mundo eu sairia do Brasil ou de Santos”, diz Pelé.
“Só jogo futebol por 3 times: Santos, Seleção Paulista e Seleção Brasileira.

A estrela, cujo nome verdadeiro é Edson Arantes do Nascimento, é tão brasileiro quanto o café ou o samba.

“A única coisa que vai causar uma verdadeira revolução no Brasil seria a venda do Pelé para outro país”, costuma dizer o torcedor brasileiro.

Aos 26 anos, o negro bem constituído tornou-se um dos jovens mais ricos do país. Ele também é provavelmente o atleta profissional mais bem pago do mundo envolvido em um esporte coletivo.

Seus ganhos, embora mantidos em segredo, são calculados em cerca de 16.000 dólares por mês. Isso inclui a receita de seu negócio de construção e produção de borracha.

Na parte destacada em laranja:                                                              👇


Pelé fez sua primeira aparição como um dos melhores jogadores internacionais durante a Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Ele tinha 17 anos.

A seleção brasileira teve um início lento contra a Áustria, um empate com a Inglaterra e seu ataque não estava dando certo. Mas para o jogo contra a Rússia, jogo fundamental para a qualificação do Brasil para as quartas-de-final, Pelé foi incluído no 11 inicial e o Brasil venceu por 2 a 0.

Pelé não marcou, mas sua atuação naquele jogo abriu caminho para sua ascensão ao trono do futebol mundial. Ele permaneceu na escalação para liderar a seleção brasileira ao seu primeiro título mundial, marcando três gols contra a França na semifinal e mais dois contra a Suécia na final.

Desde que Pelé estourou no cenário mundial, o Brasil conquistou mais um campeonato mundial.
O campeonato escapou no ano passado (1966 na Inglaterra ), mas Pelé ainda é o maior espectador do esporte.
“A simples presença de Pelé em campo vale o preço do ingresso”, afirmam os torcedores.

Quando o time viaja, Pelé é cercado de torcedores por onde passa. Muitos hotéis preparam suítes especialmente decoradas para ele. Ele foi tema de vários livros e um filme foi feito sobre sua vida.
Em qualquer contraste entre o Santos e um clube estrangeiro há sempre uma cláusula dizendo que ele jogará, mesmo que por alguns minutos.

O que faz de Pelé para o futebol o que Babe Ruth foi para o beisebol?

Uma vez que ele tem a bola entre os pés, é muito difícil para alguém tirá-la.
Pelé corre mais rápido do que a maioria dos jogadores brasileiros, seus chutes são o terror dos goleiros e ninguém pode prever em que direção vai uma bola dirigida por ele.
Ele também é um  *playmaker  ( *é o jogador que joga e faz o time jogar ) espetacular. Seus passes costumam sair sozinhos dos outros atacantes na frente do goleiro adversário.

Segundo o treinador do Santos, Julio Mazzei, o craque é um atleta maravilhoso.

Na parte destacada em azul.
                                                       👇

 
“Tenho certeza que se bem treinado, Pelé ficaria entre os 10 melhores do mundo no decatlo”, diz Mazzei. “Ele cobre 100 metros em 11 segundos e joga vôlei e basquete magnificamente”.

Desde a Copa do Mundo de 1958, pelé levou seu time a seis campeonatos estaduais regionais, cinco taças brasileiras e dois títulos mundiais de clubes.
Foi o artilheiro do Estado de São Paulo por oito anos consecutivos até 1965.
Pelé detém o recorde mundial de gols. A superestrela marcou mais de 1000 gols em jogos oficiais em sua carreira profissional.

Ele se considera um homem feliz. “Tenho uma família maravilhosa e consegui minha profissão ... o que mais eu gostaria da vida?”, Diz Pelé.
 
Casou-se no início do ano passado com Alecrim dos Reis Cholbi, 22 anos, e agora têm uma filha Kelly Cristina. O nascimento de sua filha completa sua felicidade.
"Meu momento mais feliz no ano passado foi quando descobri que seria pai", disse ele.

Pelé não pode se considerar um cara de sorte no que diz respeito a finais de Copa do Mundo

FERIDO NO CHILE

Em 1962, ele se machucou no segundo jogo de sua equipe no Chile e foi afastado dos gramados até o final das finais.
"Mas, graças a Deus, o Brasil venceu", disse ele depois que o time ganhou sua segunda Copa do Mundo seguida.

No ano passado, na Inglaterra, quando o Brasil buscava a terceira vitória consecutiva, Pelé se feriu novamente. O Brasil foi eliminado da competição após o terceiro jogo.
"Ainda posso jogar futebol por muitos e muitos anos", disse ele após a derrota, "mas acho que nunca mais vou jogar uma Copa do Mundo. Isso me traz azar".

👉Nota do autor: Se Copa do Mundo trouxe  "azar" a  Pelé, e ele ganhou 3 das 4 que jogou, imagina se a Copa do Mundo lhe trouxesse sorte😉


A legenda da foto que ilustra a reportagem diz:
Pelé, o herói do futebol de 26 anos em ação em campo.
O atacante do Santos FC ganha cerca de 16.000 dólares por mês
e detém o recorde mundial de gols.

Nessa época, o futebol ( que os americanos chamam de soccer ) tinha "tanta importância" na Amérca que só era publicado em letras pequenas junto dos classificados ou na página do obituário. 
Mas todos eles sabiam quem era Pelé.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Jornal ESTO, México, 30/11/1969 sobre o 1000º gol de Pelé

Em 30 de novembro de 1969, o jornal mexicano ESTO publicou em sua edição de domingo, um suplemento especial sobre Pelé e o 1000º gol, onde está escrito na capa:

Para a História... Pelé! O GOL nº 1000


Na página 3 do suplemento especial, o jornal dedicou uma crônica de página inteira ao Rei do Futebol, onde na parte destacada em laranja está escrito: 
Homenagem ao Rei que: Converteu O FUTEBOL EM ARTE.
*O que não consegui identificar ( ainda ) é o nome completo do jornalista que escreveu.
👇


Aqui abaixo a tradução do texto, que destaquei em 3 cores diferentes.
👇


Na parte destacada em rosa, está escrito:



O apelido mais conhecido do mundo - O melhor jogador de futebol de todos os tempos - O único verdadeiro ídolo - Os maiores são a sua quadra - Seus companheiros jogaram por ele e também receberam toda a sua colaboração - Enquanto houver homens como ele, o futebol vai continua a ser o esporte mais popular.

Na parte destacada em amarelo:



Não existe apelido mais conhecido no mundo. É sempre anunciado com admiração e carinho. Como jogador, Edson Arantes do nascimento tem conseguido admirar em todos os cantos onde se pratica o popular esporte do futebol, por sua habilidade e aptidões excepcionais. Como pessoa, ele cativou por sua simplicidade.

Para nós, significa, como jogador, o máximo. Os mil gols que marcou, figura que fez com que o reconhecimento mundial e as homenagens derramadas sobre a pessoa que é o símbolo do futebol de espetáculo, nada mais são do que a consequência da capacidade e da categoria de um jogador de futebol que, sem dúvida, é o melhor do mundo de todas as idades.


Muitos homens famosos, jogadores de grande categoria, permanecem em segundo lugar: Jorge Orth, José Manuel Moreno, Adolfo Pedernera, Ricardo Zamora, Zizinho, Jair, Ademir, Alfredo Di Stefano, Ferenc Puskas e as estrelas do atual momento futebolístico significam a elite do esporte e eles formam a quadra da morena de Três Corazones, que tem um pouco do melhor de tudo, ultrapassando a todos.

E na parte destacada em azul:



Nós o consideramos o único verdadeiro ídolo do futebol mundial. É incrível que outro possa disputar seu nicho, considerando que o torcedor comum, o político ou a arte, a ciência ou a literatura, o mandatário ou o monarca igualmente o admiram e apreciam. Edson tem uma grande personalidade, gerada a partir de sua humildade apesar de sua grandeza.

Teve ao seu lado grandes companheiros, homens com os quais formou casais excepcionais que causaram pânico na defesa e nos goleiros rivais, arrebatando inúmeras platéias com suas evoluções. Pelé, de fato, recebeu deles a máxima colaboração. Todos jogaram por ele, mas também Pelé jogou por eles e sempre dedicou sua ajuda a eles. Pagão, Coutinho, Toninho, Edú, no Santos! Vavá, Zito, Didi, garrincha, Tostão na Seleção Brasileira!

O que aconteceu na quarta-feira, 19 de novembro, no Maracanã, a festa popular, o reconhecimento universal que o ídolo brasileiro e craque do Santos obteve foi apenas o meio para se chegar a um fim para festejar de alguma forma o homem que mostrou que o futebol é, sim, um arte.

Ao resgatar a nossa homenagem emocional a ele, através deste Suplemento especial dedicado à sua façanha, temos a certeza de que embora existam homens como o Rei que colocam toda a sua capacidade mental e física, a sua dedicação à causa, o seu poder de criação e inventividade, o futebol continuará sendo o esporte popular por excelência.

👉Mais uma vez, como em TODOS os jornais brasileiros e estrangeiros daquela época que publiquei até a data de hoje, também neste jornal mexicano os leitores puderam ler e ver que, em nenhum lugar do texto, está escrito "gol oficial" ou "gol não-oficial".

Em todo o planeta, nenhum jornalista ou estatístico daquela época contestou ou colocou em causa a façanha dos 1000 gols. 

👆
Nem mesmo a FIFA, que até enviou um diploma assinado pelo presidente na altura, Sir Stanley Rous , que felicita e consagra os 1000 gols de Pelé (ver todas as publicações sobre o diploma da FIFA👉 AQUI).

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Jornal La Stampa (Itália), 21/11/1969

O jornal La Stampa, um dos mais tradicionais jornais da Itália, em 21 de novembro de 1969, publicou a seguinte manchete:

Chegou (mas em cobrança de pênalti) o milésimo gol de Pelé.
Logo abaixo da manchete está escrito:
Pênalti concedido por derrube do mesmo atacante - Uma defesa excepcional de Andrada e a trave impediram Pelé de marcar outros gols.



E na legenda das duas fotos está escrito:
Rio de Janeiro. Pelé, à esquerda, ao cumprimentar a torcida com o número 1000 nas costas da camisa;
à direita, o brasileiro com a bola de ouro que lhe foi entregue.

👉Igual a TODOS os jornais brasileiros ou estrangeiros daquela época que já publiquei aqui no blog, o La Stampa também não menciona "gol oficial e gol não-oficial".


👆
Enquanto Pelé jogou profissionalmente, desde a estréia em 7 de setembro de 1956 na cidade de Santo André, da região metropolitana da cidade de São Paulo, até a despedida em 1 de outubro de 1977 em New York, nenhum jornal do planeta escreveu, ou debateu, ou publicou, ou ouviu falar de "gol oficial e gol não-oficial". 

Assim, podemos chegar à conclusão que esta nova estatística de "gol-oficial", foi criada nos anos 2000 para atender interesses de alguém... ou de alguns... 

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Os 1ºs 100 gols de Pelé jogando pelo Santos FC



Os primeiros 100 gols de Pelé jogando pelo Santos FC. 
De 07/09/1956 (com 15 anos de idade) até 01/10/1958 ( 17 anos de idade). 

👉Nesta contagem, não estão os 6 gols  que Pelé marcou pelo combinado CR Vasco da Gama/Santos FC no Torneio Internacional do Morumbi em junho de 1957 no Brasil, que teve os seguintes clubes como participantes:
Grupo A: Santos/Vasco, Flamengo, Dínamo de Zagreb (IUGOSLÁVIA) e Belenenses (PORTUGAL).
Grupo B: São Paulo, Corinthians, Lazio (ITÁLIA) e Sevilla (ESPANHA).



No 1º jogo, em 07/09/1956, Pelé tinha marcado 1 gol.
Ao 10º jogo,  tinha 5 gols.
Ao 20º jogo,  9 gols.
Ao 30º jogo, 20 gols.
Ao 40º jogo, 29 gols.
Ao 50º jogo, 42 gols.
Ao 60º jogo, 48 gols. 
Ao 70º jogo, 61 gols. 
Ao 80º jogo, 74 gols.
Ao 90º jogo, 86 gols.
Ao 100º jogo, 95 gols. 
Ao 105º jogo, 98 gols.
Ao 106º  jogo,  103 gols. 

Em 1/10/1958, ao 106º jogo jogando pelo Santos FC, Pelé marcou 5 gols contra o Ypiranga pelo Campeonato Paulista, chegando aos 103 GOLS. 

Este 106º jogo pelo Santos FC foi o 121º jogo da carreira de Pelé. 
Sem ser jogando pelo Santos FC, até a esta data de 1/10/1958, Pelé marcou 17 gols nos outros 15 jogos que disputou!



Por outro lado, podemos ver esta estatística da seguinte forma:
Pelé jogando pelo Santos FC marcou o: 
1º gol no 1º jogo.
10º gol ao 24º jogo.
20º gol ao 30º jogo.
30º gol ao 42º jogo.
40º gol ao 47º jogo.
50º gol ao 61º jogo.
60º gol ao 66º jogo.
70º gol ao 76º jogo.
80º gol ao 86º jogo.
90º gol ao 96º jogo.
103º gol ao 106º jogo.

103 gols em 2 anos e 23 dias ao serviço do Santos FC.

Nada mal para um menino, já campeão do mundo pela seleção brasileira, mas que ainda não tinha idade para conduzir automóveis ou entrar num cinema para ver filmes com Brigitte Bardot.😉



quarta-feira, 12 de maio de 2021

Crônica de Armando Nogueira sobre o 1000º ( 2 )

Mais uma grande crônica de Armando Nogueira, o homem que vestia as palavras do texto com smoking e traje de gala, sobre o 1000º gol de Pelé.



Em 21 de novembro de 1969, na sua coluna diária "Na Grande Área" no Jornal do Brasil, o Mestre Armando Nogueira escreveu:
👇
Não pode ser mais expressiva a lista de autores ilustres do futebol mundial que se manifestaram, ontem, sôbre o recorde assombroso de Pelé, marcando mil gols: Bobby Charlton, Bobby Moore, Stanley Matthews, Pedro Rocha, Uwe Seeler, Beckenbauer, Juan Schiaffino, Just Fontaine. E todos exaltam, não apenas o gênio criador de Pelé ( "um processo artístico em desdobramento" como disse Charlton ), Mas a valentia com que enfrentou todos os golpes em nome de um gol e, acima de tudo, a sua personalidade, que Schiaffino define como "simplesmente notável".

Gosto de ver tanta gente respeitável do futebol render homenagem à figura humana de Pelé, avalizando, afinal de contas, o que em 1965, escrevia eu, nesta coluna: "Pelé é a maior personalidade popular que conheci em tôda a minha vida de repórter".

E notem que essa turma não ouviu nem viu a cena mais grandiosamente humana da história de Pelé: êle, sufocado de microfones, de flashes, de câmaras, no meio do campo a pedir entre soluços que o povo brasileiro o escutasse:

- Pelo amor de Deus - clamava Pelé com a voz mais sofrida e mais corajosa que eu jamais ouvira em alguém de vida pública - pelo amor de Deus, agora, que sei que todos vocês estão me escutando, não deixem de ajudar as crianças pobres. Minha gente ( e chorando, chorando muito ) vamos pensar no Natal das crianças pobres, no Natal dos velhinhos, tem tanto velhinho sofrendo, por aí. Não vamos pensar só em festa, não. Pelo amor de Deus, vamos ajudar as crianças!

Se os Charlton, Seeler, Rocha, Gento, que são também vidas gloriosas do futebol mundial, se êles tivessem visto, como eu vi, aquêle momento de luminosa humildade de Pelé, tenho certeza de que teriam chorado um pouquinho, também.



Palavra, às vêzes fico pensando: será que a população incontável dos estádios mundiais tem idéia do serviço que, há mil gols, Pelé, vem prestando á consagração do futebol? Não apenas pelos gols que êle já fêz, mas pela arte e pela dignidade com que o faz; nem pelo equilíbrio olímpico com que acolhe as derrotas e os triunfos do campo de jôgo, mas sobretudo pela humildade com que desfruta as glórias de seu idolatrado suor.

A vida social dêsse rapaz é uma sucessão de gestos edificantes: sua fama é regida por normas morais que valem, em si, preciosas lições à juventude. Por exemplo: não há dinheiro no mundo que leve Pelé a fazer anúncio de cigarros e de bebidas alcoólicas. Já lhe fizeram propostas milionárias, tanto de marcas de fumo quanto de uísque e vermute - e êle, polidamente, recusou. E nem se pense que Pelé estaria materialmente à vontade para repelir o negócio porque tais propostas começaram a chover, justamente, no momento em que êle vivia, há alguns anos, terríveis dificuldades financeiras, dificuldades das quais, é bom que todos saibam, até hoje êle não se livrou de todo.

Pelé desfilou em carro aberto em cinco países da África, onde o querem como a um deus; já foi recebido por príncipes, reis, presidentes e pelo Papa, encontro, aliás, retratado pelo jornal inglês The Observer com uma legenda de primeira página, assim: "Pelé e um fan".
👇

Na legenda destacada em amarelo está escrito:
"Em Roma - o maior futebolista do mundo, Pelé, e um fan."

Pelé recebe centenas de cartas semanais do mundo inteiro. Algumas, para inveja daquela loja, só trazem o nome... e mais nada. E chegam direitinho a Santos. Eu mesmo já vi vários envelopes de cartas européias endereçadas a Pelé: um sêlo, o nome Pelé, sem falar sequer em Brasil.

Pelé já foi tentado por centenas de microfones, nacionais e intenacionais, querendo envolvê-lo, rendosamente, em disputas políticas; e êle jamais fraquejou. Nunca disse uma inconveniência a um jornalista, falando, sempre, com o maior equilíbrio, seja fora de campo, seja em plena tensão de uma partida.

E tudo isso acontece na vida dia e noite festejada dêsse rapaz sem que êle demonstre um pingo de máscara* ( *comportamento de vedete arrogante, como muitos hoje em dia que pensam que são os maiores do mundo ): onde quer que chegue, Paris ou Itacoatiara, Pelé é esfixiado pelos caçadores de autógrafos e pela imprensa. Eu confesso a vocês que, em tantos anos de encontros em estádio e concentrações, eu só entrevistei Pelé duas ou três v~ezes, apesar de ser êle uma pessoa solícita e, jornalisticamente, sempre interessante. Mas, é que eu fico com pena dêle, coitado, metido no massacre das admirações sem fim: despede-se um padre, aproxima-se um colégio inteiro, vai-se o colégio, já estão na fila três jornalistas italianos, dois tchecos e um canadense para entrevistá-lo; e êle resiste a tudo isso com uma paciência que só vi em candidato na véspera de eleição, assim mesmo, candidato azarão e em eleição de voto direto e secreto.

Aliás, por falar em candidato, tomara que o Govêrno leve adiante a idéia de criar o Ministério do Esporte: meu candidato a essa Pasta - meu e de todo mundo - chama-se Pelé.


Nota:👉 O jornal londrino The Observer dedicou esta página inteira de 20 de março de 1966, com uma reportagem sobre o futebol brasileiro, antes da Copa do Mundo naquele ano na Inglaterra.
Ainda não tive tempo de traduzir, mas quem souber inglês e quiser ler o texto, é só clicar no link abaixo.
👉Já aviso que em nenhuma parte do texto está escrito "gol oficial" ou gol-não oficial".

LINK THE OBSERVER, 20/03/1966👉AQUI

segunda-feira, 10 de maio de 2021

📷FOTO DO DIA: Pelé, 15 anos de idade, julho de 1956

Esta foto foi tirada no primeiro treino que Pelé fêz com o plantel principal do Santos FC, em julho de 1956.


👆
Pelé chegou ao Santos FC em 22 de julho de 1956. Esta foto acima, restaurada por mim, é do 1º treino do adolescente Pelé com os jogadores profissionais do Santos FC. 
Na foto abaixo, a foto original, estão o ainda desconhecido Edson Arantes do Nascimento e o já consagrado jogador Zito.
👇


O jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney, assistiu a este 1º treino e no dia 25 de julho, escreveu sobre o treino no jornal "A Tribuna" da cidade de Santos: 
destacou-se de sobremaneira o meia-direita que jogou no time dos suplentes, com um trabalho sóbrio, porém de boas qualidades técnicas”.

Pelé chegou dia 22 de julho. De Vaney escreveu no dia 25 de julho
Assim sendo, podemos concluir que esta foto foi tirada em 23 ou 24 de julho de 1956.


Quem tirou esta foto jamais podia imaginar que registrou para a História a única imagem do 1º treino do maior jogador de futebol de todos os tempos.

terça-feira, 4 de maio de 2021

FOTO DO DIA: Onde está Wally? Ou melhor dizendo: 🔎Onde está Pelé?😉

Parece 🔎"Onde está Wally".



O artista Alex Bennett (👉 @footymishmash ) 
colocou toda a história do futebol em um único desenho. Incrível!
Onde está Wally? 
Ou melhor dizendo: Onde está Pelé?
Ele aparece 4 vezes nesta obra de arte. Consegue encontrar?
Clique👉  AQUI   pra ver em tamanho grande
Quando o desenho abrir, clique em cima dele.

Template - Dicas para Blogs