Em 1967, o New York Times publicou uma reportagem de página inteira com o Rei do Futebol, com a seguinte manchete:
👇
Dólares não podem persuadir Pelé a deixar o Brasil👇
A manchete à esquerda diz:
O melhor jogador de futebol, um herói nacional para 83 milhões.
A manchete à direita diz:
Onze americanos o querem, mas estrela está feliz em casa.
Aqui abaixo, a tradução para a língua portuguesa, em cores diferentes.
Na parte destacada em amarelo está escrito:
👇
Se as ricas ligas americanas de futebol quisessem trazer o melhor jogador do futebol brasileiro - e o melhor do mundo - aos torcedores dos EUA, nem mesmo o orçamento anual de defesa seria suficiente. Ele simplesmente não vai.
Milhões de fãs em todo o mundo o aclamam por sua habilidade no campo de futebol - mas Pelé está ficando em casa.
"Podemos comprá-lo", disse Bob Hermann, presidente da Liga Nacional de Futebol Profissional dos Estados Unidos, durante recente visita ao Brasil.
ELE NÃO ESTÁ À VENDA
“Pelé não está à venda”. diz Athié Jorge Curi, presidente do Santos FC, clube da casa de Pelé. Mas é o próprio maior jogador do Brasil quem tem a palavra final.
“Nem por todo o dinheiro do mundo eu sairia do Brasil ou de Santos”, diz Pelé.
“Só jogo futebol por 3 times: Santos, Seleção Paulista e Seleção Brasileira.
A estrela, cujo nome verdadeiro é Edson Arantes do Nascimento, é tão brasileiro quanto o café ou o samba.
“A única coisa que vai causar uma verdadeira revolução no Brasil seria a venda do Pelé para outro país”, costuma dizer o torcedor brasileiro.
Aos 26 anos, o negro bem constituído tornou-se um dos jovens mais ricos do país. Ele também é provavelmente o atleta profissional mais bem pago do mundo envolvido em um esporte coletivo.
Seus ganhos, embora mantidos em segredo, são calculados em cerca de 16.000 dólares por mês. Isso inclui a receita de seu negócio de construção e produção de borracha.
Na parte destacada em laranja: 👇
Pelé fez sua primeira aparição como um dos melhores jogadores internacionais durante a Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Ele tinha 17 anos. A seleção brasileira teve um início lento contra a Áustria, um empate com a Inglaterra e seu ataque não estava dando certo. Mas para o jogo contra a Rússia, jogo fundamental para a qualificação do Brasil para as quartas-de-final, Pelé foi incluído no 11 inicial e o Brasil venceu por 2 a 0.
Pelé não marcou, mas sua atuação naquele jogo abriu caminho para sua ascensão ao trono do futebol mundial. Ele permaneceu na escalação para liderar a seleção brasileira ao seu primeiro título mundial, marcando três gols contra a França na semifinal e mais dois contra a Suécia na final.
Desde que Pelé estourou no cenário mundial, o Brasil conquistou mais um campeonato mundial.
O campeonato escapou no ano passado (1966 na Inglaterra ), mas Pelé ainda é o maior espectador do esporte.
“A simples presença de Pelé em campo vale o preço do ingresso”, afirmam os torcedores.
Quando o time viaja, Pelé é cercado de torcedores por onde passa. Muitos hotéis preparam suítes especialmente decoradas para ele. Ele foi tema de vários livros e um filme foi feito sobre sua vida.
Em qualquer contraste entre o Santos e um clube estrangeiro há sempre uma cláusula dizendo que ele jogará, mesmo que por alguns minutos.
O que faz de Pelé para o futebol o que Babe Ruth foi para o beisebol?
Uma vez que ele tem a bola entre os pés, é muito difícil para alguém tirá-la.
Pelé corre mais rápido do que a maioria dos jogadores brasileiros, seus chutes são o terror dos goleiros e ninguém pode prever em que direção vai uma bola dirigida por ele.
Ele também é um *playmaker ( *é o jogador que joga e faz o time jogar ) espetacular. Seus passes costumam sair sozinhos dos outros atacantes na frente do goleiro adversário.
Segundo o treinador do Santos, Julio Mazzei, o craque é um atleta maravilhoso.
Na parte destacada em azul.
👇
“Tenho certeza que se bem treinado, Pelé ficaria entre os 10 melhores do mundo no decatlo”, diz Mazzei. “Ele cobre 100 metros em 11 segundos e joga vôlei e basquete magnificamente”.
Desde a Copa do Mundo de 1958, pelé levou seu time a seis campeonatos estaduais regionais, cinco taças brasileiras e dois títulos mundiais de clubes.
Foi o artilheiro do Estado de São Paulo por oito anos consecutivos até 1965.
Pelé detém o recorde mundial de gols. A superestrela marcou mais de 1000 gols em jogos oficiais em sua carreira profissional.
Ele se considera um homem feliz. “Tenho uma família maravilhosa e consegui minha profissão ... o que mais eu gostaria da vida?”, Diz Pelé.
Desde a Copa do Mundo de 1958, pelé levou seu time a seis campeonatos estaduais regionais, cinco taças brasileiras e dois títulos mundiais de clubes.
Foi o artilheiro do Estado de São Paulo por oito anos consecutivos até 1965.
Pelé detém o recorde mundial de gols. A superestrela marcou mais de 1000 gols em jogos oficiais em sua carreira profissional.
Ele se considera um homem feliz. “Tenho uma família maravilhosa e consegui minha profissão ... o que mais eu gostaria da vida?”, Diz Pelé.
Casou-se no início do ano passado com Alecrim dos Reis Cholbi, 22 anos, e agora têm uma filha Kelly Cristina. O nascimento de sua filha completa sua felicidade.
"Meu momento mais feliz no ano passado foi quando descobri que seria pai", disse ele.
Pelé não pode se considerar um cara de sorte no que diz respeito a finais de Copa do Mundo
FERIDO NO CHILE
Em 1962, ele se machucou no segundo jogo de sua equipe no Chile e foi afastado dos gramados até o final das finais.
"Mas, graças a Deus, o Brasil venceu", disse ele depois que o time ganhou sua segunda Copa do Mundo seguida.
No ano passado, na Inglaterra, quando o Brasil buscava a terceira vitória consecutiva, Pelé se feriu novamente. O Brasil foi eliminado da competição após o terceiro jogo.
"Ainda posso jogar futebol por muitos e muitos anos", disse ele após a derrota, "mas acho que nunca mais vou jogar uma Copa do Mundo. Isso me traz azar".
👉Nota do autor: Se Copa do Mundo trouxe "azar" a Pelé, e ele ganhou 3 das 4 que jogou, imagina se a Copa do Mundo lhe trouxesse sorte😉
Nessa época, o futebol ( que os americanos chamam de soccer ) tinha "tanta importância" na Amérca que só era publicado em letras pequenas junto dos classificados ou na página do obituário.
Mas todos eles sabiam quem era Pelé.