Como já foi escrito várias vezes aqui no blog, Pelé desembarcou em New York em 1975 contratado por 7 milhões de dólares para jogar 3 temporadas pelo New York Cosmos, numa época onde 99% dos cidadãos americanos colocavam o soccer como o esporte menos popular naquele país.
Mas Pelé chegou, viu e venceu, e mudou para sempre e para melhor o futebol ( soccer ) nos Estados Unidos da América, e a prova disso é que as seleções feminina e masculina de futebol têm sempre estado presentes nos maiores torneios mundiais.
No vídeo abaixo, retirado do excelente canal youtubeROMANO, algumas reportagens e imagens da tv americana na década de 70 retratam muito bem a fama mundial, a genialidade e o impacto imediato que o Rei Pelé causou nos Estados Unidos da América.
FOTO DO DIA: do arquivo pessoal do ex-presidente Ronald Reagan.
Como sabemos, Pelé foi recebido na Casa Branca por 4 Presidentes dos Estados Unidos da América e esta foto acima, autografada por Reagan, foi tirada em 14 de outubro de 1982, quando o então Presidente Ronald Reagan disse a seguinte frase:
"Muito prazer, sou Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos. Mas voce nao precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é.":-)
Pelé é considerado Rei não só pelo conjunto da obra inigualável que fez no futebol.
É também uma das 10 maiores celebridades do século 20, um dos homens mais conhecidos da História.
E mesmo nos dias de hoje, 4 décadas após ter pendurado as chuteiras, onde vai é recebido como se fosse um chefe de estado, uma estrela de cinema, um Rei.
Onde Pelé vai, há multidão e fotógrafos à volta.
Todo o mundo conhece ou já ouviu falar de Pelé, desde reis, rainhas, presidentes, estrelas de cinema e da música, velhos, novos, até o varredor de rua.
E desde sempre, quando surge uma nova estrela no futebol, a comparação inevitável é com o Rei, mas as novas estrelas sempre passa(ra)m de moda, e o Rei permanece como o alvo a abater.